Na última semana de outubro aconteceu a Semana da Biblioteca 2021. A programação contou com três encontros presenciais, realizados na Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon. Os eventos tiveram como objetivo a criação do Clube de Leitura, um espaço para os leitores compartilharem reflexões e experiências sobre os livros lidos.
A bibliotecária Aline Sanders da Silva conta que o evento superou as expectativas. Pessoas de todas as idades participaram dos encontros e puderam trocar ideias, além de conhecer e se aproximar da Biblioteca.
Inicialmente, Aline montou um formulário online, para que pudesse conhecer os leitores que participariam dos encontros da Semana da Biblioteca e quais seus gêneros literários preferidos. Posteriormente, os participantes tiveram acesso às respostas para que pudessem conhecer uns aos outros.
Na segunda-feira, 25, houve um bate-papo sobre a importância da leitura. Na quarta-feira, 27, o cronista Diogo Guerra fez um relato de sua vivência como leitor e sugeriu diversos títulos importantes. Na sexta-feira, 29, Dia Nacional do Livro, ocorreu o ato de fundação do Clube da Leitura, quando foi definida a primeira leitura e o funcionamento básico do grupo.
O Clube tem como objetivo ser um espaço de encontro para compartilhamento entre os leitores, que poderão falar e ouvir impressões sobre as leituras realizadas. Aline comenta que o Clube é, também, um exercício de cidadania, um local onde as pessoas aprendem a respeitar as diferentes opiniões.
O Clube de Leitura da Biblioteca Pública é aberto a toda comunidade. O primeiro encontro está marcado para o dia 15 de Dezembro, no saguão da Biblioteca Infantojuvenil, às 17h30. O livro “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, é o título de estreia do Clube da Leitura.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3433-2182.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Aline S. da Silva e Rafaela B. Steffani
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.