Planejamento e Meio Ambiente pretendem facilitar acesso da comunidade às informações e orientar a destinação correta de resíduos.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, lança material informativo sobre a destinação correta de resíduos, visando orientar a população sobre o descarte adequado e os serviços disponíveis pela prefeitura. O material reúne orientações sobre o que pode ser descartado com o apoio do município, e quais resíduos precisam de encaminhamento particular e não são coletados pelo serviço público. Veja as pastas respectivas para cada destinação:
Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas
A Secretaria de Planejamento é responsável pela coleta de móveis usados e restos de podas de árvores. Os móveis são recolhidos sempre às segundas-feiras, mediante solicitação. Cada morador pode descartar até três volumes, que devem estar desmontados e dispostos em frente à residência. No caso de galhos e restos de podas, o serviço também deve ser solicitado, sendo realizado conforme a demanda. O material deve estar adequadamente organizado em frente ao imóvel, reforçando-se que é importante não interromper a passagem de pedestres, e que pequenas quantidades de folhagens podem ser descartadas nos contentores de coleta seletiva de resíduos orgânicos, devidamente ensacadas.
Para agendar a coleta de galhos e móveis usados, entre em contato com a Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, ligue (54) 3433-2922.
Secretaria do Meio Ambiente
No caso de resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos elétricos em geral, a prefeitura dispõe de um Ecoponto para descarte, localizado no estacionamento interno da sede administrativa. O Ecoponto é um local de entrega voluntária desses resíduos, portanto não é realizada coleta domiciliar para esse tipo de material. Sempre que o local atinge sua capacidade, a Secretaria do Meio Ambiente encaminha os resíduos para empresa especializada em destinação final, evitando assim, a contaminação do meio ambiente.
Também compete à Secretaria do Meio Ambiente organizar a Coleta Seletiva no município, realizada conforme cronograma, tanto na cidade quanto no interior. Os contentores distribuídos pelo município, exceto na zona rural, recebem resíduos recicláveis e orgânicos. Os recicláveis são compostos por alumínio, papelão, plástico, isopor, vidro, metal e papel; os orgânicos incluem restos de alimentos, rejeitos, papel higiênico e fezes de animais. A Secretaria orienta que nos locais onde é possível realizar a compostagem dos resíduos orgânicos, é indicado que sejam inseridos no solo, ou ainda, que sejam destinados à alimentação de animais na zona rural, diminuindo o volume encaminhado ao aterro sanitário e, consequentemente, o custo com a coleta.
Informações sobre o Ecoponto e sobre resíduos sólidos e orgânicos podem ser obtidas junto à Secretaria do Meio Ambiente: (54) 3461-8881.
Mais informações
Resíduos da construção civil, como tijolos, concreto, telhas, madeiras e cerâmicas, não são recolhidos pelas equipes municipais e devem ser destinados a caçambas contratadas diretamente pelos cidadãos.
O material ora compartilhado também reforça a importância do cumprimento da legislação vigente. Conforme a Lei Municipal nº 3722/2019, é proibido jogar lixo nas ruas, calçadas ou demais espaços públicos, bem como depositar materiais que obstruam a passagem de pedestres e veículos. O descumprimento das normas pode acarretar advertência na primeira infração e multa em caso de reincidência. Essas diretrizes estão alinhadas ao Código de Postura do Cidadão, instituído pela Lei nº 757/1991, que regulamenta ações voltadas à manutenção da limpeza, da organização e do bem-estar urbano.
A divulgação do material busca facilitar o acesso da comunidade às informações sobre os serviços públicos e reforçar a importância da adoção de práticas adequadas no descarte de resíduos, contribuindo para a manutenção da limpeza urbana, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da cidadania.
Acesse o material completo no arquivo em anexo.
Por Assessoria de Imprensa
20 de maio foi marcado por celebrações oficiais em honra dos imigrantes italianos
Em homenagem ao sesquicentenário, Carlos Barbosa recebe espetáculo teatral gratuito no próximo sábado, dia 24 de maio.
Primeira creche do município reuniu comunidade escolar em comemoração.
Cota única encerrou em 15 de maio e gerou mais de R$ 11 milhões em recursos destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento do município.
Data histórica celebra etnia predominante na formação barbosense
Capacitação sobre emissão da Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais
Palestra educativa foi ministrada por especialista em biologia e toxicologia e contou com 49 profissionais do sistema de saúde do município.