O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007.
O município de Carlos Barbosa aderiu ao programa em 02 de agosto de 2022, que foi coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde com apoio da Secretaria Municipal da Educação, e agora, renovou para os anos de 2023/2024.
O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação e que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da Rede Pública de Ensino da Educação Básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.
Para este ano, o Programa será desenvolvido nos mesmos moldes de 2022. Os profissionais organizarão visitas às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio situadas no Município, para a realização de atividades de educação e avaliações de saúde e beneficiará 4.382 alunos de 22 escolas da Rede Pública de Ensino.
Todas as ações são planejadas e executadas através de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde e Educação e para 2023, terá a participação de profissionais de diversas áreas como Enfermeiros, Médicos, Psiquiatras, Dentistas, Nutricionistas e Farmacêuticos, que trabalharão diferentes temas essenciais para nossos alunos.
As ações prioritárias a serem trabalhadas neste ano são:
- Combate ao mosquito Aedes Aegypti;
- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
- Promoção da segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
- Promoção da saúde ocular e auditiva.
Para o Enfermeiro Luis Gustavo Tortini que integra a equipe de profissionais a frente do PSE no Município, abordar a saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral além de conscientizar sobre a necessidade de uma vida saudável e em ambientes saudáveis. “Educação e saúde devem estar sempre juntas, permitindo um atendimento mais qualificado e integral aos estudantes”, ressalta Luis Gustavo.
Resultados do Programa Saúde na Escola em 2022:
A contabilização dos estudantes atendidos pelas ações nas escolas no ano de 2022 totalizou em 3.724 estudantes. Professores e equipes diretivas também se fizeram presentes em muitas das oportunidades nas 16 escolas onde ocorreram as ações do Programa, sendo dez EMEI’s e seis EMEF’s.
No ano de 2022, foram realizadas 411 avaliações com Dentista, 238 atualizações vacinais, 270 avaliações com Nutricionista e 61 avaliações com Oftalmologista.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Saúde
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado
Nova disposição amplia cobertura e melhora a eficiência da coleta na cidade
Almoço festivo marca a comemoração com homenagens e apresentações dos alunos