Nesta semana, 161 estudantes participaram da cerimônia de formatura por concluírem o programa.
Servidores da Secretaria Municipal da Educação, autoridades e representantes da segurança pública estiveram presentes na noite de quarta-feira, 9 de julho, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra (Ginásio da ACBF), prestigiando a formatura de 161 alunos da rede de ensino do município no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
O PROERD é promovido pela Brigada Militar com o objetivo de orientar e prevenir o uso de drogas, fortalecer a autoestima e a resistência à pressão de colegas para comportamentos nocivos, além de incentivar a resolução de conflitos e o combate ao bullying.
Desenvolvido anualmente nas escolas do município, o programa conta com 10 encontros e as turmas formadas foram de alunos que participaram no ano de 2024. As turmas foram orientadas pelo Soldado da Brigada Militar, Franklin Giusepe de Moura, que conduziu os encontros de forma educativa e participativa.
Estiveram presentes alunos da EMEF Cardeal Arcoverde, EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola, EMEF Prefeito José Chies, EMEFTI Santa Luzia e EEEM São Roque. Os formandos receberam certificado de conclusão do programa, camiseta do PROERD, medalha e um kit de materiais escolares.
Compuseram a cerimônia e parabenizaram os alunos, os diretores, vice-diretores e professores das escolas participantes, além das autoridades: Ariane Baldasso, Secretária da Educação; Leônidas Augusto Costa Reis, Secretário da Segurança e Trânsito; Cibele Bitelo, Comandante da Guarda Municipal; Capitão PM Emerson Henrique Morotti, do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas; Tenente PM Gualsir Vicente Candaten, do 4º Pelotão de Carlos Barbosa; Paulo Vitor Bergamo Braga, Promotor de Justiça da Comarca de Carlos Barbosa; e Miguel Stanislososki, Presidente da Câmara de Vereadores.
A cerimônia reforçou a importância da integração entre poder público, forças de segurança, escolas e famílias para fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, estimulando a tomada de decisões seguras, o respeito mútuo e a construção da cidadania.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
As atividades visam fortalecer a atuação do município diante de possíveis situações de catástrofes
Confira o cronograma dos bairros atendidos e destine corretamente seus resíduos
Conjunto de bandeiras homenageia etnias formadoras do território barbosense
As competições reunirão mais de 500 participantes. Secretaria traz orientações e a programação para os inscritos
A Prefeitura solicita que os condutores redobrem a atenção nos seus deslocamentos durante o evento
O evento reuniu 1.046 participantes em um momento de integração e valorização da pessoa idosa
Obras de drenagem e pavimentação no segundo trecho abrangem 850 metros de extensão na comunidade de Torino
O evento contou com programação diversa para preparar o Rio Grande do Sul para eventos climáticos e fortalecer o desenvolvimento de resiliência territorial