A Fundação de Cultura e Arte – Proarte realizou nesta terça-feira, dia 20, a entrega de cinco instrumentos musicais para a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa. Os instrumentos de sopro foram obtidos junto ao edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020.
Após a retirada em Porto Alegre, em evento que contou com a participação da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araujo, os instrumentos foram recebidos na sede da Proarte pelo presidente da Associação Orquestra Municipal, Leandro Cousseau, e pelo maestro Dirceu Andrioli. As peças disponibilizadas são saxofone alto, saxofone tenor, bombardino, trompa cromática e tuba. Os instrumentos devem servir tanto para apresentações quanto para aulas da Escola de Música mantida pela Orquestra.
A Escola de Música da Orquestra Municipal promove a formação musical gratuita para cerca de 80 alunos, com atividades apoiadas com recursos do Município e desenvolvidas em salas cedidas pelo Centro Educativo Crescer (CEC).
O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 contemplou 373 propostas enviadas por bandas de música de 22 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, foram doados 59 instrumentos a 23 bandas de 23 municípios.
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.