A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito está realizando a troca das luminárias comuns de vapor de sódio por novas luminárias brancas de tecnologia LED (Light Emitting Diode), pela cidade e nas localidades do interior.
No final de 2022, foi feita a troca de 616 dos modelos a vapor de sódio pelas luminárias LED. A substituição aconteceu nos bairros Aparecida, Vila Nova, São Paulo, Navegantes, nas localidades de Desvio Machado, Linha 12, Arcoverde e nas estradas laterais à BR 470.
Neste ano, as novas instalações iniciaram em janeiro e até o momento, 280 foram concluídas. Pela cidade, a substituição já foi feita por todos os bairros, faltando apenas alguns locais onde as trocas já estão sendo providenciadas pela Secretaria. Pelo interior, a substituição iniciou pela parte principal (Estrada Geral) de cada comunidade. As localidades de Santa Clara, Santa Clara Baixa, São Luiz, Forromeco, Desvio Machado e Paraguaçu, já receberam as novas luminárias LED.
As demais comunidades serão atendidas gradativamente. A Secretaria está aguardando o recebimento de material.
A modernização e padronização da iluminação pública está sendo feita com objetivo de aumentar a segurança da população, destacar e valorizar as áreas urbanas, fazer com que os parques, praças e áreas públicas e de lazer possam ser melhor aproveitadas, além de gerar uma economia no consumo de energia.
O fluxo luminoso das luminárias LED é muito mais potente e alcança perímetros maiores, possibilitando a iluminação do máximo de pontos possíveis, gerando mais segurança, além de serem 80% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas do que as lâmpadas fluorescentes.
A manutenção e instalação destas luminárias também é considerada muito mais simples e segura, sem os metais pesados que existem nas lâmpadas tradicionais. Além disso, as manutenções tornam-se menos constantes, o que aumenta a durabilidade desse sistema de tecnologia.
Além de aumentar a segurança e gerar economia no consumo de energia, a troca dos modelos antigos pela nova tecnologia LED também ajuda a reduzir consideravelmente a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera, além de, poluírem menos o ambiente no momento do descarte, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante como as lâmpadas tradicionais.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Rafaela B. Steffani
Projetos de escolas municipais e estaduais conquistam premiações em evento científico regional realizado na UCS.
Números do balanço foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete.
Competição reunirá quatro equipes em disputa nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Parque da Estação.
Proarte patrocina shows no CTG e no campo do Antifumo
Confira as formas de pagamento disponíveis e evite pendências com o município.
Comunidade votou em benefício da saúde, educação e pavimentação no município.
Secretaria da Saúde necessita de 120 voluntários para o dia 17 de setembro, coleta será no Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
Novo sorteio contemplou cinco pessoas, valores serão transferidos por PIX ou transação bancária.