O Município de Carlos Barbosa é a 2ª melhor cidade para se viver no Rio Grande do Sul. A matéria divulgada no Diário do Estado de Goiás (https://diariodoestadogo.com.br/as-10-melhores-cidades-para-se-viver-no-rio-grande-sul-66990/), no dia 22 de julho, classificou o Município no ranking das 10 melhores cidades onde se pode encontrar qualidade de vida, com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM.
Para a construção da lista foi levado em conta o índice geral de IDHM dos municípios, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Através do mesmo, são calculados três fatores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Carlos Barbosa está enquadrada na faixa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDMH) Alto, isto porque possui índice geral de 0,796. A dimensão que mais contribui para essa nota do Município é renda com índice de 0,835, seguida de longevidade equivalente a 0,835, e de Educação, com 0,724.
E por falar em qualidade de vida, o site da GAÚCHAZH publicou uma matéria na última quinta-feira, 30 de julho, com o título: “Qualidade de vida para quem mora e para quem passeia: Carlos Barbosa vai muito além do futsal”. De acordo com a reportagem, o Município é uma das portas de entrada da serra gaúcha e um local para fazer passeios de uma tarde ou para dar aquela parada relaxante e descansar uma noite no caminho à Região da Uva e Vinho. Além de ser conhecida como a Capital Nacional do Futsal, a cidade de Carlos Barbosa é famosa por ter sido classificada por sete vezes consecutivas como o Município com a melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul. Para acessar a matéria, clique aqui.
Texto e foto: Daiane Altíssimo
Salas, copa e vestiários contam com espaços renovados, novas intervenções em banheiros e na fachada estão sendo executadas.
Projeto visa melhorar o escoamento da água da chuva e preparar região para futuras ampliações urbanas.
Desde abril de 2025, a Administração Municipal designou profissional de Psicologia para gestão e atendimento humanizado.
Veículos, equipamentos e mobiliário estão entre os itens disponíveis.
Evento paralelo ao festival reuniu atletas de todas as idades em provas que incentivaram a saúde e o esporte.
Pavimentação asfáltica e readequação da rede de drenagem somam mais de R$ 1 milhão em investimentos com recursos próprios do Município.
Secretaria traz orientações para inscritos, e informa sobre interrupções parciais de trânsito.
Os veículos já entregues são picapes Fiat Strada com ótima capacidade de carga e serão direcionadas para várias secretarias.