É fundamental que os moradores realizem a separação adequada dos resíduos. Confira, na matéria, as orientações para descarte destes materiais.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, reforça as orientações para o descarte correto de galhos, móveis e entulhos.
É fundamental que, além de observar os dias da semana para cada serviço, que os moradores realizem a separação adequada, auxiliando o trabalho dos funcionários municipais na coleta dos entulhos de forma eficiente. Não misture os tipos de resíduos.
Abaixo, confira importantes orientações para descarte de cada item.
Galhos:
A coleta de galhos ocorre de segunda a quinta-feira e é realizada de maneira mais eficiente com o auxílio do triturador de galhos.
Móveis:
O recolhimento de móveis velhos e não mais utilizados acontece exclusivamente às sextas-feiras. No caso de condições climáticas desfavoráveis que impeçam a coleta na sexta-feira, ela será reagendada para a segunda-feira seguinte.
O cidadão deve solicitar a Secretaria de Planejamento para efetuar o recolhimento destes itens, pelos telefones (54) 3433-2924 ou (54) 3433-2921.
É responsabilidade dos proprietários evitar a mistura de objetos com os galhos, como papelão, plásticos, roupas e ferro, que podem danificar o triturador. Esses itens devem ser colocados em sacos e descartados junto com a coleta de resíduos secos. Pequenas quantidades de resíduos de jardim, como folhas, milho, feijão e grama, também devem ser ensacadas e colocadas na coleta de resíduos orgânicos.
É importante ressaltar que a Prefeitura não se responsabiliza pelo recolhimento de entulho de construção, sendo necessário contratar uma empresa especializada para a coleta e destinação adequada desses materiais.
A colaboração de cada cidadão é importante para manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas pelos telefones (54) 3433-2924 ou (54) 3433-2921.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura