A cultura barbosense pode comemorar o ganho de mais um incentivo. Foi firmado em dezembro de 2019, o convênio de fomento e apoio para difusão cultural em projeto, através de parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria Estadual de Cultura e a Administração Municipal através da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. O convênio visa o desenvolvimento de ações de incentivo à música, canto coral e pesquisa sobre a história das origens dos vários povos que colonizaram o município.
O Fundo de Apoio à Cultura (FAC), destinará R$ 50mil para o município que terá uma contrapartida de R$ 25mil. De acordo com o Diretor-Presidente da Proarte, Dayan Santarosa, o projeto intitulado “Juntos na Diversidade: salvaguarda das línguas maternas e estímulo ao plurilinguismo através do canto coral nas escolas”, será executado ao longo de 2020 em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. E será apresentado no próximo dia 14 de fevereiro, para os professores da rede Municipal de Ensino.
145 anos dos Italianos, Poloneses e Suíços
O Município de Carlos Barbosa, têm várias etnias em sua base de formação e por meio da música, especificamente o canto coral, parte desta história será resgatada e contada por meio de oficinas específicas para alunos, professores e musicistas locais. Em 2020 completam-se ainda os 145 anos da imigração dos poloneses e italianos no Rio Grande do Sul, desta forma neste projeto a Proarte trabalha em parceria com a Associação Trevisani Nel Mondo para a realização de um evento em maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone, 3433.2181 na Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Jaqueline Camillo | Daiane Altíssimo
Números do balanço foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete.
Competição reunirá quatro equipes em disputa nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Parque da Estação.
Proarte patrocina shows no CTG e no campo do Antifumo
Confira as formas de pagamento disponíveis e evite pendências com o município.
Comunidade votou em benefício da saúde, educação e pavimentação no município.
Secretaria da Saúde necessita de 120 voluntários para o dia 17 de setembro, coleta será no Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
Novo sorteio contemplou cinco pessoas, valores serão transferidos por PIX ou transação bancária.
Artistas realizam obras em tempo real durante o evento