Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Assistência Social e Habitação 26 de Setembro de 2025 às 16:30

Município cria comitê de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Iniciativa amplia a integração da rede de atendimento e reforça o compromisso na proteção da comunidade infantojuvenil.


A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, instituiu o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (COM-CUIDA). Criado por decreto de 4 de setembro de 2025, o comitê passa a funcionar como um grupo permanente de articulação, monitoramento e proposição de políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate da violência, com foco na proteção integral da comunidade infantojuvenil.

O COM-CUIDA é formado por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Conselho Tutelar. Na imagem que ilustra essa matéria, estão os membros (da esquerda para a direita): Luciana Gomes (COMDICA), Taila Kunz (Assistência Social), Elsiomar Flores (Educação), Valdir Weber (COMDICA), Luciane Fink (Educação), Lucimara Nunes (Conselho Tutelar), Fernanda Tramontina (Assistência Social) e Samara Christ (Assistência Social). A totalidade dos membros designados pode ser consultada nesta Portaria.

Entre os principais objetivos do comitê estão:

• Contribuir para a definição de conceitos que melhorem os fluxos de atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência;
• Garantir a articulação entre os órgãos da rede de cuidado e proteção, bem como a capacitação permanente dos profissionais envolvidos;
• Promover campanhas de prevenção e enfrentamento à violência, incentivando denúncias e combatendo a impunidade;
• Acompanhar e avaliar as ações realizadas pela rede no enfrentamento das diferentes formas de violência.


Conforme a secretária de Assistência Social e Habitação, Samara Christ, a criação do comitê representa um marco para o fortalecimento da rede de proteção local. “Trata-se de uma iniciativa para tornar o município mais preparado, além de deixar claro que a violência não será tolerada. Estamos vigilantes e engajados em proteger as crianças e adolescentes barbosenses”, destacou.

Para mais informações ou esclarecimentos, a comunidade pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (54) 3433-2900.


Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Secretaria de Assistência Social e Habitação

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé