Iniciativa amplia a integração da rede de atendimento e reforça o compromisso na proteção da comunidade infantojuvenil.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, instituiu o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (COM-CUIDA). Criado por decreto de 4 de setembro de 2025, o comitê passa a funcionar como um grupo permanente de articulação, monitoramento e proposição de políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate da violência, com foco na proteção integral da comunidade infantojuvenil.
O COM-CUIDA é formado por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Conselho Tutelar. Na imagem que ilustra essa matéria, estão os membros (da esquerda para a direita): Luciana Gomes (COMDICA), Taila Kunz (Assistência Social), Elsiomar Flores (Educação), Valdir Weber (COMDICA), Luciane Fink (Educação), Lucimara Nunes (Conselho Tutelar), Fernanda Tramontina (Assistência Social) e Samara Christ (Assistência Social). A totalidade dos membros designados pode ser consultada nesta Portaria.
Entre os principais objetivos do comitê estão:
• Contribuir para a definição de conceitos que melhorem os fluxos de atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência;
• Garantir a articulação entre os órgãos da rede de cuidado e proteção, bem como a capacitação permanente dos profissionais envolvidos;
• Promover campanhas de prevenção e enfrentamento à violência, incentivando denúncias e combatendo a impunidade;
• Acompanhar e avaliar as ações realizadas pela rede no enfrentamento das diferentes formas de violência.
Conforme a secretária de Assistência Social e Habitação, Samara Christ, a criação do comitê representa um marco para o fortalecimento da rede de proteção local. “Trata-se de uma iniciativa para tornar o município mais preparado, além de deixar claro que a violência não será tolerada. Estamos vigilantes e engajados em proteger as crianças e adolescentes barbosenses”, destacou.
Para mais informações ou esclarecimentos, a comunidade pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (54) 3433-2900.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Secretaria de Assistência Social e Habitação
Ocorrência evidencia a necessidade de práticas adequadas para o descarte de resíduos e reforça ações de fiscalização ambiental.
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Feriado municipal do dia 25 celebra 66 anos de emancipação. Alguns atendimentos no setor público tem alterações.
Nota Oficial informa implantação de novo parque comunitário pela empresa responsável.
Obra ilustrada trata da história e atualidades do Município com linguagem didática.
Ferramenta inserida no Barbosa Digital Geo permite acesso público a dados atualizados de imóveis, lotes e informações territoriais de Carlos Barbosa.
Prefeito, secretário e vereadores estiveram na capital nos dias 10 e 11 de setembro, em visita a órgãos e autoridades federais.