“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
A Guarda Municipal de Carlos Barbosa (GM) desenvolve, de forma contínua, a iniciativa “Guarda Municipal Cidadã”, que promove segurança com humanização junto à comunidade barbosense. A ação busca fortalecer os laços com a população e ampliar a presença da instituição por meio de atividades de prevenção, acolhimento e cidadania.
A atuação tem como objetivo transformar a percepção da população sobre o trabalho da GM, superando barreiras e eliminando o distanciamento entre agentes e cidadãos. Entre as metas estão o desenvolvimento de atividades educativas em escolas e entidades, a mediação pacífica de conflitos e a realização de campanhas de conscientização sobre temas como segurança no trânsito, bullying, violência doméstica, proteção de crianças, adolescentes e pessoas idosas, além da prevenção ao uso e abuso de drogas.
Com caráter permanente, o trabalho da Guarda está estruturado em três frentes principais:
Educação Preventiva
A GM leva informações e orientações para escolas e espaços comunitários por meio de palestras e encontros que abordam temas como cidadania, prevenção à violência, segurança comunitária, uso consciente das redes sociais, direitos e deveres e segurança no trânsito.
Nesse eixo, os agentes também aplicam a Escolinha de Trânsito, onde crianças e adolescentes aprendem, de forma prática e lúdica, a respeitar as regras de circulação e utilizar as vias com segurança. Bicicletas adquiridas pela instituição são usadas para simular situações reais do dia a dia, reforçando o aprendizado de condutores e pedestres.
Aproximação e Escuta
Os agentes intensificam o patrulhamento e realizam visitas domiciliares e comunitárias, incluindo estabelecimentos comerciais, tanto na área urbana quanto na rural. Nessas oportunidades, oferecem suporte informativo, orientam sobre procedimentos de segurança, identificam demandas locais e, quando necessário, encaminham casos para os órgãos competentes.
Campanhas Temáticas
A GM promove e participa de mobilizações em datas importantes, como o Maio Amarelo (educação para o trânsito), Maio Laranja (combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes), Agosto Lilás (enfrentamento à violência contra a mulher) e Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio). Nessas ações, os agentes atuam diretamente junto à população, distribuindo materiais educativos, conversando com grupos comunitários e estimulando atitudes preventivas.
O trabalho da instituição conta com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, do Conselho Tutelar e de outros órgãos de segurança, fortalecendo a rede de proteção social na comunidade. Integrantes da Guarda também participam ativamente de conselhos municipais, como o da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Mulher, e da Pessoa Idosa, reforçando o compromisso com a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento às diversas formas de violência.
O subcomandante da Guarda, João Carlos dos Santos, destaca que o policiamento comunitário aliado a ações humanizadas é o caminho para manter a relação de confiança: “O trabalho desenvolvido foca na constante aproximação da GM com a comunidade. A Guarda não se limita apenas a reagir a ocorrências, mas atua preventivamente, buscando reduzir conflitos e fortalecer a sensação de segurança. Segurança e comunidade devem caminhar juntas, num modelo participativo, educativo e preventivo, que fortaleça a paz social, amplie a confiança pública e consolide a GM como parte ativa na construção de uma cidade mais segura.”
Como polícia de proximidade, a Guarda Municipal mantém o compromisso de estar presente e acessível no dia a dia da comunidade barbosense, fortalecendo os vínculos com a população e ampliando a sensação de segurança no município. Essa forma de atuação, baseada no contato direto, na escuta e na prevenção, reafirma o papel da GM não apenas como órgão de segurança, mas como parceira ativa da população, aplicando um modelo de trabalho próximo e humanizado para orientar, proteger e construir, junto com os cidadãos, um ambiente mais seguro e integrado.
Para facilitar o contato de quem precisar, a Guarda disponibiliza atendimento pelo WhatsApp, no número (54) 99632-3259.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.