Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) do ano de 2020, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo que, mais de 7 milhões dessas mortes resultam daquelas que fazem uso direto do produto, enquanto cerca de 1,2 milhão de pessoas não-fumantes morrem em decorrência da exposição a substância. No Brasil, ocorrem cerca de 443 morrem por dia em consequência do tabagismo.
Frente a isso, a Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância de se falar sobre o assunto e com isso, retornará com os encontros referentes ao Grupo de Combate ao Tabagismo. Previstos para iniciarem entre final de Abril e início de Maio e também, no mês de Agosto, os encontros serão ministrados por uma equipe da Secretaria, composta por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Nutricionistas.
No total, serão realizados oito encontros em cada etapa e as inscrições devem ser feitas na recepção do Centro Municipal de Saúde até a quinta-feira, 14 de Abril, para o primeiro grupo. Lembrando que, as inscrições podem continuar sendo feitas pois outros grupos serão formados posteriormente.
O propósito dos encontros é conversar abertamente sobre os inúmeros problemas relacionados ao tabagismo, tanto para quem faz uso da substância quanto para aqueles que convivem com essas pessoas e para isso, um material de apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA) também será utilizado.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (54) 3461-8939, (54) 3461-8940 ou (54) 3461-8941.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
A programação aconteceu durante toda essa sexta-feira, 24, com palestrantes formadoras do Aprende Brasil
O prazo para protocolar o requerimento e a documentação é até o dia 30 de Setembro de 2026
Victor de Moura se destacou em mais um evento científico internacional com um projeto que reduz o impacto sobre o meio ambiente e traz benefícios para o planeta
Deixar espaços para o plantio de árvores na calçada é obrigatório por lei
As ações enfatizam a importância do uso dos equipamentos com cautela e segurança
As secretarias de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas e Meio Ambiente alertam o cidadão de que o serviço é de responsabilidade da concessionária de energia
A mudança temporária acontecerá em razão de férias de servidores
Provas objetivas acontecem na UCS, em Caxias do Sul