Encontros realizados em 9 de julho reuniram servidores da Educação, gestores e professores da rede de ensino.
Na última quarta-feira, dia 9 de julho, profissionais da Secretaria Municipal da Educação e da rede de ensino do município estiveram envolvidos em dois importantes momentos de formação e alinhamento, promovidos para qualificar ainda mais a atuação pedagógica e administrativa nas escolas.
Pela manhã, as supervisoras da Educação, Carla Morari Chies e Francinara Dalla Pozza, juntamente com a professora formadora Ariel Botassoli Peccin, participaram de um encontro promovido pela Secretaria Estadual da Educação. O tema abordado foi o programa Alfabetiza Tchê, iniciativa do Governo do Estado que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e reforça o apoio à alfabetização de crianças com idades entre quatro e cinco anos no Ensino Fundamental.
Durante a reunião, foram definidos os próximos passos para a formação continuada dos professores alfabetizadores dos 1º e 2º anos. Esses profissionais participarão de uma formação online até o final de julho e, a partir de agosto, terão cinco encontros presenciais mensais na EEEF Carlos Barbosa, abordando metodologias de ensino e estratégias alinhadas ao programa estadual.
A proposta pretende aprimorar e atualizar os conhecimentos dos profissionais responsáveis pela formação das crianças, fortalecendo o processo de alfabetização no município com práticas atualizadas e alinhadas às diretrizes estaduais.
Ainda na data, a EMEF Padre Pedro Piccoli sediou a formação “Inclusão: Aspectos Legais e Metodológicos”, conduzida por Josiana Hertal, pedagoga com especializações em Orientação Educacional, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Neurodesenvolvimento e ABA, além de mestrado em Ciências da Educação com ênfase em Educação Inclusiva.
Participaram do momento gestores escolares, diretores, vices, orientadores educacionais e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da equipe da Secretaria Municipal da Educação, e da Assessora Especial de Desempenho e Saúde do Servidor, Gisele Guerra.
A formação proporcionou um espaço de reflexão e aprimoramento sobre os desafios e práticas inclusivas no contexto da escola pública, reforçando o compromisso dos profissionais com uma educação mais equitativa e acessível a todos.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
Irregularidades na primeira etapa foram remediadas, possibilitando a sequência do processo.
Confraternização para convidados e imprensa antecipa a competição que movimentará Carlos Barbosa em setembro.
Escolas e entidades do município seguirão novo trajeto pela Rua Rio Branco; Veja alterações no trânsito.
Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.