A Administração Municipal de Carlos Barbosa recebeu autorização da Secretaria Especial da Cultura para execução da obra de requalificação da antiga Estação Férrea.
O processo iniciou em 2018, quando arquitetos barbosenses debateram e apresentaram propostas para utilização do espaço. Em seguida, a Administração Municipal contratou uma empresa para realizar a captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura e executar a obra.
Após período de adequações entre o então Ministério da Cultura – hoje Secretaria Especial da Cultura, subordinada ao Ministério do Turismo –, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e empresa Guilda do Centro Histórico de Porto Alegre, a homologação da proposta foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de abril e a liberação dos recursos captados junto a empresas deu-se há poucos dias.
O prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras. Após melhorias na estrutura geral e aquisição de mobiliário, a antiga Estação Férrea deve servir à comunidade com auditório e espaço multiuso para atividades artísticas e culturais.
“É uma obra fundamental para Carlos Barbosa, pois diz respeito ao nosso principal patrimônio histórico, localizado no coração geográfico e afetivo da cidade. Além de preservarmos a história, vamos superar um déficit de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de nossa cultura”, diz Eliseu Demari, diretor-presidente da Proarte, órgão que executa a política cultural do Município.
A Fundação de Cultura e Arte – Proarte alerta a pais e responsáveis que mantenham atenção redobrada sobre as crianças que utilizam o parquinho infantil vizinho à Estação Férrea durante o período da obra.
Pagamento à vista garante 20% de desconto no ISS Fixo ou possibilidade de parcelamento em nove vezes
Ações incluem monitoramento na entrada e saída dos alunos, orientação no trânsito e prevenção de situações de risco
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares