Inaugurada em 27 dezembro de 1909, a antiga Estação Férrea passa por obra de revitalização para implementação de um centro cultural. Sem atividades desde 2017, o local que se encontrava em estado de conservação ruim recebe trabalhos a partir do patrocínio de empresas no valor de quase R$ 4 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Após a instalação do canteiro de obras e da estrutura metálica que cobre o telhado, os trabalhos de recuperação iniciaram em setembro. A empreiteira que executa o projeto tem realizado uma série de testes para reparação de avarias no reboco e esquadrias enquanto já substitui boa parte do revestimento da fachada voltada para a rua Buarque de Macedo.
O trabalho em torno da recuperação do principal bem histórico barbosense ainda consiste em reforço de fundações, execução de sistema de drenagem, recuperação geral da estrutura do telhado, esquadrias, forros e piso, reformulação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além de pintura. Serão instalados elementos de acessibilidade em banheiro interno e rampas junto às antigas plataformas de embarque e desembarque.
Fotos: Eliseu Demari.
População pode acessar os documentos até 3 de outubro e encaminhar manifestações pela Ouvidoria Municipal; audiência pública será realizada ao final do período.
Iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, abre inscrições nesta quarta-feira, 17 de setembro.
Com participação da Guarda Municipal e do CFC do município, as atividades ocorrem entre os dias 18 e 26 de setembro com foco na segurança viária.
Evento será realizado no CTG Trilha Serrana e contará com programação que inclui missa crioula, apresentações e mateada.
Evento reunirá profissionais da contabilidade, empresários, especialistas da área tributária e demais interessados.
Equipe Otávio Augusto venceu esta edição de 2025.
Projetos de escolas municipais e estaduais conquistam premiações em evento científico regional realizado na UCS.
Números do balanço foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete.