Inaugurada em 27 dezembro de 1909, a antiga Estação Férrea passa por obra de revitalização para implementação de um centro cultural. Sem atividades desde 2017, o local que se encontrava em estado de conservação ruim recebe trabalhos a partir do patrocínio de empresas no valor de quase R$ 4 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Após a instalação do canteiro de obras e da estrutura metálica que cobre o telhado, os trabalhos de recuperação iniciaram em setembro. A empreiteira que executa o projeto tem realizado uma série de testes para reparação de avarias no reboco e esquadrias enquanto já substitui boa parte do revestimento da fachada voltada para a rua Buarque de Macedo.
O trabalho em torno da recuperação do principal bem histórico barbosense ainda consiste em reforço de fundações, execução de sistema de drenagem, recuperação geral da estrutura do telhado, esquadrias, forros e piso, reformulação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além de pintura. Serão instalados elementos de acessibilidade em banheiro interno e rampas junto às antigas plataformas de embarque e desembarque.
Fotos: Eliseu Demari.
O mês busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher
Escolas, comunidade e empresas participaram de ações que buscam promover um município mais sustentável
Agricultores devem realizar seus pedidos dentro do prazo estabelecido para garantir o recebimento
A venda ou promessa de venda de lotes irregulares pode configurar crime previsto em Lei Federal
As melhorias ampliam a capacidade de atendimento da escola e oferecem segurança e acessibilidade para alunos e professores
Iniciativa prevê o asfaltamento de quatro trechos na localidade, promovendo mais infraestrutura, segurança e qualidade de vida para as famílias, totalizando 1 km de pavimentação
A guia impressa pode ser retirada diretamente na Prefeitura e, online, no Portal do Cidadão ou no App Barbosa Digital
O novo sorteio contemplou cinco pessoas e os valores serão transferidos via PIX ou transação bancária