Evento tem entrada gratuita no Centro Cultural Mãe de Deus
Em celebração pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, promove a apresentação do espetáculo teatral “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento acontece no sábado 24, às 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus. O acesso é gratuito.
O grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul, é uma referência histórica na região, performando diversas peças com a temática da imigração italiana ao longo de mais de quatro décadas.
“Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” ambienta-se no contexto dos anos 1920 e 1930, onde ocorreram as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana, em meio a situações de conflitos e disputas políticas entre Ximangos e Maragatos no Rio Grande do Sul e forças que se debateram tendo desfecho com a Segunda Guerra Mundial. Em meio a isso, os imigrantes italianos fizeram sua história na região, com marcas importantes que permanecem vivas até hoje.
O espetáculo utiliza-se da poética do teatro documentário, com depoimentos reais, faz o uso de máscaras, sombras, canto, dança e projeção de vídeos e fotos. Além de atores e atrizes integrantes do Miseri, a montagem conta com novos integrantes atores, atrizes, cantores e cantoras.
O espetáculo dirigido por Fábio Cuelli tem 80 minutos de duração.
Foto: Antony Tessari/Divulgação
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma