Evento tem entrada gratuita no Centro Cultural Mãe de Deus
Em celebração pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, promove a apresentação do espetáculo teatral “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento acontece no sábado 24, às 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus. O acesso é gratuito.
O grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul, é uma referência histórica na região, performando diversas peças com a temática da imigração italiana ao longo de mais de quatro décadas.
“Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” ambienta-se no contexto dos anos 1920 e 1930, onde ocorreram as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana, em meio a situações de conflitos e disputas políticas entre Ximangos e Maragatos no Rio Grande do Sul e forças que se debateram tendo desfecho com a Segunda Guerra Mundial. Em meio a isso, os imigrantes italianos fizeram sua história na região, com marcas importantes que permanecem vivas até hoje.
O espetáculo utiliza-se da poética do teatro documentário, com depoimentos reais, faz o uso de máscaras, sombras, canto, dança e projeção de vídeos e fotos. Além de atores e atrizes integrantes do Miseri, a montagem conta com novos integrantes atores, atrizes, cantores e cantoras.
O espetáculo dirigido por Fábio Cuelli tem 80 minutos de duração.
Foto: Antony Tessari/Divulgação
Projeto desenvolvido pela Cooperativa Escolar União incentiva práticas sustentáveis e fortalece a consciência ecológica na comunidade.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano devem construir a calçada.
Momento reuniu 50 formandos que aprenderam dez ritmos tradicionais gaúchos.
Iniciativa estadual traz alterações nesta edição para elegibilidade de beneficiários.
Alunos e educadores já utilizam os espaços renovados, contribuindo para o conforto e segurança de todos.
Contribuintes do meio rural com receita bruta igual ou superior a R$ 360 mil nos anos anteriores não poderão mais utilizar o talão de papel. Treinamento será gratuito e com vagas limitadas.
Com vasta programação, evento irá abordar e atualizar diversos temas na área fazendária e tributária.
Ação visa promover o bem-estar do cidadão em vulnerabilidade por meio da arrecadação e distribuição de doações.