Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Educação 26 de Novembro de 2025 às 09:30

Escolas Salvador Bordini e Cardeal Arcoverde lançam livros com “causos” das comunidades

Alunos desenvolveram material contando relatos de moradores locais e familiares


Neste ano de 2025, duas escolas do município realizaram uma importante atividade pedagógica envolvendo suas comunidades. A EMEF Salvador Bordini e a EMEF Cardeal Arcoverde produziram e lançaram livros de “causos”, registrando histórias locais contadas por moradores e familiares dos estudantes. O objetivo foi trabalhar o gênero textual para preservar a memória coletiva, valorizando as raízes culturais, fortalecendo a identidade e estimulando o diálogo entre gerações.

Escola Salvador Bordini

O livro Causos da Bordini envolveu alunos do Pré-B ao 9º ano da escola na coleta de relatos de seus familiares, com a produção escrita realizada pelos estudantes do 6º ao 9º ano. O material também inclui tradução para o dialeto bergamasco - variação do italiano falado pelos imigrantes que colonizaram a região do Cinco da Boa Vista - realizada pela escritora Elaine Maria Maccali Girotto, e para a língua talian, idioma formado pelos diversos falares da imigração italiana no Rio Grande do Sul, com apoio de Rosa Angela Gobatto Giovanella e Charles Eduardo Spessatto.

Escola Cardeal Arcoverde

O livro Causos da Cardeal foi elaborado a partir de entrevistas com moradores da comunidade de Arcoverde. A escrita ficou a cargo dos alunos do 6º ao 9º ano, enquanto as ilustrações foram produzidas por estudantes do 2º ao 5º ano. O material também recebeu tradução para a língua talian, com apoio de Rosa Angela Gobatto Giovanella e Charles Eduardo Spessatto.

As diretoras das instituições, Catiane Dalcin (Salvador Bordini) e Vanesa da Silva (Cardeal Arcoverde), participaram da organização representando as comunidades escolares, juntamente com a professora Lisiane Delai, orientadora e responsável pelo projeto de ambas as escolas.

Atualmente, os livros estão disponíveis nas bibliotecas das escolas, enquanto estudam a possibilidade de ampliação da circulação do material.

A Administração Municipal, junto da Secretaria da Educação, parabeniza todos os envolvidos no projeto, reconhecendo a relevância da iniciativa para a preservação da história local. Uma experiência pedagógica que, com a participação coletiva, valoriza a cultura e permanece como legado para as futuras gerações.


Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria da Educação

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé