O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira, 04, os requisitos necessários para os estabelecimentos que desejam obter o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. São as áreas que poderão obter a certificação: meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Prestadores de serviço de Infraestrutura de Apoio para Eventos, Guias de Turismo, Restaurantes, Cafeterias, bares e similares, desde que estejam com seu cadastro regular junto ao Cadastur.
Para solicitar o selo, os estabelecimentos devem acessar o site http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/, ler atentamente as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento específico e aderir as mesmas através de autodeclaração. Em seguida, é possível realizar o download do selo para impressão. O selo é gratuito e deverá ser fixado em local de fácil acesso ao cliente.
Nele, haverá um QR Code que possibilita ao turista consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e realizar denúncias em caso de descumprimento de alguma medida. Para empresas, o selo já está disponível, enquanto que para os guias de turismo, deverá estar disponível em cerca de 20 dias.
A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo em todo o Brasil. Em Carlos Barbosa, estão aptos a receber a certificação 30 estabelecimentos e/ou profissionais, desde que cumpram todos os requisitos exigidos nos protocolos.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio pelo fone 3433-2195.
Imagem: Divulgação
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.