Palestra educativa foi ministrada por especialista em biologia e toxicologia e contou com 49 profissionais do sistema de saúde do município.
A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na quinta-feira, 15 de maio, uma palestra educativa sobre acidentes com animais peçonhentos. A atividade integra o cronograma de Educação Permanente destinado aos profissionais do sistema de saúde do município, sendo voltada principalmente aos funcionários da Secretaria, com a participação também de profissionais do Hospital Tacchini Carlos Barbosa que atuam nos atendimentos de urgência e emergência.
A capacitação foi realizada no auditório do Centro Municipal de Saúde e conduzida pela bióloga Kátia Moura, especialista em Toxicologia e mestre em Biologia Celular e Molecular. Kátia é chefe do Núcleo de Toxinas Naturais e adjunta da direção do Centro de Informação Toxicológica (CIT), órgão de referência no Estado.
O encontro reuniu 49 participantes e abordou temas essenciais para o atendimento em casos de acidentes com aranhas, cobras, escorpiões e lagartas, incluindo:
• Diferenças entre animais peçonhentos e venenosos;
• Identificação de características importantes para reconhecimento das espécies;
• Orientações sobre o envio de imagens ao órgão competente para facilitar a identificação;
• Apresentação dos quadros clínicos mais comuns, condutas incorretas e o tempo de evolução dos sintomas após o acidente;
• Ações recomendadas aos profissionais de saúde nos primeiros atendimentos.
Conforme a especialista Kátia comentou no encontro: “O estado tem registro de muitos acidentes com animais peçonhentos, e aqui na região da Serra, por conta da forte presença agrícola, há incidência significativa de casos com espécies como jararacas e aranha marrom. Por isso, esse assunto é importante para entendermos como agir e conhecer os animais”.
Durante a palestra, também foram apresentados dados estaduais e nacionais, além de dicas voltadas à vigilância e ao controle de animais cuja presença representa risco à saúde.
A população interessada em conhecer mais sobre esses animais, prevenção e outras informações pode acessar o site oficial do Centro de Informação Toxicológica (CIT), e em caso de necessidade entrar em contato pelo 0800 721 3000.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Monique Cousseau
Capacitação sobre emissão da Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais
A regularização de débitos pendentes junto ao município, como a não quitação de IPTU de anos anteriores, ISS fixo, taxas, alvarás, ou em serviços municipais gerais, segue sendo realizada.
Evento tem entrada gratuita no Centro Cultural Mãe de Deus
Apoio da comunidade em ações preventivas auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Órgão recomenda que beneficiários consultem informações somente por canais oficiais e reforça cuidados para evitar golpes.
Novo sorteio contemplou cinco pessoas com prêmios em dinheiro.
Edição contará com a participação de 19 empresas e 133 vagas em diversos cargos.