Palestra educativa foi ministrada por especialista em biologia e toxicologia e contou com 49 profissionais do sistema de saúde do município.
A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na quinta-feira, 15 de maio, uma palestra educativa sobre acidentes com animais peçonhentos. A atividade integra o cronograma de Educação Permanente destinado aos profissionais do sistema de saúde do município, sendo voltada principalmente aos funcionários da Secretaria, com a participação também de profissionais do Hospital Tacchini Carlos Barbosa que atuam nos atendimentos de urgência e emergência.
A capacitação foi realizada no auditório do Centro Municipal de Saúde e conduzida pela bióloga Kátia Moura, especialista em Toxicologia e mestre em Biologia Celular e Molecular. Kátia é chefe do Núcleo de Toxinas Naturais e adjunta da direção do Centro de Informação Toxicológica (CIT), órgão de referência no Estado.
O encontro reuniu 49 participantes e abordou temas essenciais para o atendimento em casos de acidentes com aranhas, cobras, escorpiões e lagartas, incluindo:
• Diferenças entre animais peçonhentos e venenosos;
• Identificação de características importantes para reconhecimento das espécies;
• Orientações sobre o envio de imagens ao órgão competente para facilitar a identificação;
• Apresentação dos quadros clínicos mais comuns, condutas incorretas e o tempo de evolução dos sintomas após o acidente;
• Ações recomendadas aos profissionais de saúde nos primeiros atendimentos.
Conforme a especialista Kátia comentou no encontro: “O estado tem registro de muitos acidentes com animais peçonhentos, e aqui na região da Serra, por conta da forte presença agrícola, há incidência significativa de casos com espécies como jararacas e aranha marrom. Por isso, esse assunto é importante para entendermos como agir e conhecer os animais”.
Durante a palestra, também foram apresentados dados estaduais e nacionais, além de dicas voltadas à vigilância e ao controle de animais cuja presença representa risco à saúde.
A população interessada em conhecer mais sobre esses animais, prevenção e outras informações pode acessar o site oficial do Centro de Informação Toxicológica (CIT), e em caso de necessidade entrar em contato pelo 0800 721 3000.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Monique Cousseau
Projeto desenvolvido pela Cooperativa Escolar União incentiva práticas sustentáveis e fortalece a consciência ecológica na comunidade.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano devem construir a calçada.
Momento reuniu 50 formandos que aprenderam dez ritmos tradicionais gaúchos.
Iniciativa estadual traz alterações nesta edição para elegibilidade de beneficiários.
Alunos e educadores já utilizam os espaços renovados, contribuindo para o conforto e segurança de todos.
Contribuintes do meio rural com receita bruta igual ou superior a R$ 360 mil nos anos anteriores não poderão mais utilizar o talão de papel. Treinamento será gratuito e com vagas limitadas.
Com vasta programação, evento irá abordar e atualizar diversos temas na área fazendária e tributária.
Ação visa promover o bem-estar do cidadão em vulnerabilidade por meio da arrecadação e distribuição de doações.