Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Saúde 16 de Maio de 2025 às 13:30

Educação Permanente na Saúde: Encontro sobre acidentes com animais peçonhentos ocorreu nesta quinta (15)

Palestra educativa foi ministrada por especialista em biologia e toxicologia e contou com 49 profissionais do sistema de saúde do município.


A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na quinta-feira, 15 de maio, uma palestra educativa sobre acidentes com animais peçonhentos. A atividade integra o cronograma de Educação Permanente destinado aos profissionais do sistema de saúde do município, sendo voltada principalmente aos funcionários da Secretaria, com a participação também de profissionais do Hospital Tacchini Carlos Barbosa que atuam nos atendimentos de urgência e emergência.

A capacitação foi realizada no auditório do Centro Municipal de Saúde e conduzida pela bióloga Kátia Moura, especialista em Toxicologia e mestre em Biologia Celular e Molecular. Kátia é chefe do Núcleo de Toxinas Naturais e adjunta da direção do Centro de Informação Toxicológica (CIT), órgão de referência no Estado.

O encontro reuniu 49 participantes e abordou temas essenciais para o atendimento em casos de acidentes com aranhas, cobras, escorpiões e lagartas, incluindo:

• Diferenças entre animais peçonhentos e venenosos;

• Identificação de características importantes para reconhecimento das espécies;

• Orientações sobre o envio de imagens ao órgão competente para facilitar a identificação;

• Apresentação dos quadros clínicos mais comuns, condutas incorretas e o tempo de evolução dos sintomas após o acidente;

• Ações recomendadas aos profissionais de saúde nos primeiros atendimentos.

Conforme a especialista Kátia comentou no encontro: “O estado tem registro de muitos acidentes com animais peçonhentos, e aqui na região da Serra, por conta da forte presença agrícola, há incidência significativa de casos com espécies como jararacas e aranha marrom. Por isso, esse assunto é importante para entendermos como agir e conhecer os animais”.

Durante a palestra, também foram apresentados dados estaduais e nacionais, além de dicas voltadas à vigilância e ao controle de animais cuja presença representa risco à saúde.


A população interessada em conhecer mais sobre esses animais, prevenção e outras informações pode acessar o site oficial do Centro de Informação Toxicológica (CIT), e em caso de necessidade entrar em contato pelo 0800 721 3000.


Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Monique Cousseau

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé