Evento de escolha das soberanas reuniu 12 candidatas e aconteceu no último sábado (18). Alessandra Sipp e Dayane Taís da Silva Fonseca fizeram sua despedida em grande estilo
Em uma noite marcada por emoção e celebração no Centro Cultural Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, Lailla Maysa Teixeira foi coroada Senhorita FestiQueijo, tendo Bruna Ceratto como Dama de Companhia. Juntas, elas formam a nova Corte do FestiQueijo 2026/2027, que já tem sua próxima edição marcada para acontecer de 26 de junho a 26 de julho de 2026, em Carlos Barbosa.
Como uma das novidades, a escolha ocorreu no sábado (18), no espaço que tradicionalmente abriga o festival. O evento reuniu cerca de 650 pessoas, entre convidados, familiares e imprensa, em uma noite dedicada à valorização da cultura barbosense.
Antes da noite máxima, a jornada das 12 candidatas foi marcada por várias etapas de avaliação, que testaram não apenas o conhecimento, mas também a desenvoltura e o carisma de cada uma. O processo incluiu entrevistas individuais, redação e provas teóricas, além da análise de simpatia, oratória, postura e passarela. Também foram observados critérios como comprometimento, pontualidade e frequência. Durante a escolha, uma pergunta surpresa individual completou a avaliação das concorrentes.
Apresentações conjuntas e individuais na passarela complementaram a desenvoltura de cada candidata frente ao corpo de jurados e aos convidados que puderam conferir um desfile de alto nível.
Enquanto eram apurados os resultados, o público acompanhou a apresentação do grupo Vocal Allegro, que animou os convidados com um repertório voltado à cultura italiana. O momento foi marcado por interação e emoção, em uma noite que também prestou homenagem aos 150 anos da imigração italiana, celebrados em 2025, inclusive pelas próprias candidatas que desfilaram com as cores da bandeira da Itália.
Antes do anúncio oficial das novas soberanas, ocorreu a despedida da Senhorita FestiQueijo, Alessandra Sipp, e da Dama de Companhia, Dayane Taís da Silva Fonseca, que fizeram um discurso emocionado, agradecendo aos organizadores do festival — composto pela Prefeitura de Carlos Barbosa, Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI) e Diretoria Voluntária.
A solenidade contou, entre outros convidados especiais, com as presenças do secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, Fábio Rogério Basso, do presidente do FestiQueijo, Francisco Odilon Guazzelli Filho, do prefeito Everson Kirch, da vice-prefeita Beatriz Martin Bianco e da presidente da ACI, Alexandra Käfer Rossi.
A noite foi marcada pela elegância e pelo alto nível das candidatas, que encantaram o público com simpatia, carisma e representatividade junto ao show que deram um toque especial à cerimônia, culminando na coroação da nova Corte do FestiQueijo, em um momento de grande emoção.
Para ampliar o acesso ao público, o evento também foi transmitido ao vivo, permitindo que a comunidade acompanhasse de diferentes lugares esse importante momento do festival.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com MCom
Fotos: Luiz Chisini / Sandro Darsie
Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de julho
Seis equipes participarão de provas descontraídas que promovem a confraternização entre as comunidades barbosenses
Vagas são limitadas a 800 atletas; inscrições podem ser realizadas até 26 de junho através do site do Sesc
Intérpretes da região podem se inscrever nas categorias Livre e Juvenil
Cerimônia reuniu 52 integrantes que aprenderam dez ritmos tradicionais gaúchos
Pesquisa teve como foco a elaboração de projetos para a Mostra Científica
Iniciativa reuniu coleta de eletroeletrônicos, vidro e óleo de cozinha usado, além da doação de mudas nativas e ações de educação ambiental
Competição será realizada no dia 19 de julho, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, e contará com 12 equipes na disputa