Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Ao longo de 2024, a equipe do Conselho Tutelar, com o suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, participou de capacitações promovidas pelo Governo do Estado sobre o Sistema de Informações para Infância e Adolescência – módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT). Essa iniciativa busca aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com dados divulgados pelo site da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), as capacitações sobre o SIPIA-CT resultaram em um aumento significativo nas adesões ao sistema. “É preciso considerar que 60 municípios já passaram pelas duas capacitações que os tornam aptos a operar o Sistema. Desses, 29 aderiram. Antes das capacitações, o Estado contava com apenas 19 municípios operando o SIPIA-CT, o que representa um aumento de 152% nas adesões,” destacou o órgão.
O SIPIA-CT é uma plataforma digital unificada em nível nacional, utilizada por Conselheiras e Conselheiros Tutelares para registrar, acompanhar e tramitar os atendimentos realizados nos Conselhos Tutelares. Carlos Barbosa está entre os 60 municípios que já concluíram as duas capacitações necessárias e, portanto, estão habilitados a operar o sistema.
Para 2025, as capacitações terão continuidade. Segundo o Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente da SJCDH, órgão responsável pela organização dos encontros, estão previstas 100 capacitações que atenderão a todos os municípios do estado ao longo do ano.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Assistência Social e Habitação
Municípios da Serra Gaúcha discutiram modelo integrado de licenciamento
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Novo sorteio contemplou cinco pessoas, valores serão transferidos por PIX ou transação bancária
Espaço fica na esquina nas ruas Independência e Madre Paulina
Com novo formato digital, a transição terá suporte integral aos contribuintes ao longo de todo o processo
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município