Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Ao longo de 2024, a equipe do Conselho Tutelar, com o suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, participou de capacitações promovidas pelo Governo do Estado sobre o Sistema de Informações para Infância e Adolescência – módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT). Essa iniciativa busca aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com dados divulgados pelo site da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), as capacitações sobre o SIPIA-CT resultaram em um aumento significativo nas adesões ao sistema. “É preciso considerar que 60 municípios já passaram pelas duas capacitações que os tornam aptos a operar o Sistema. Desses, 29 aderiram. Antes das capacitações, o Estado contava com apenas 19 municípios operando o SIPIA-CT, o que representa um aumento de 152% nas adesões,” destacou o órgão.
O SIPIA-CT é uma plataforma digital unificada em nível nacional, utilizada por Conselheiras e Conselheiros Tutelares para registrar, acompanhar e tramitar os atendimentos realizados nos Conselhos Tutelares. Carlos Barbosa está entre os 60 municípios que já concluíram as duas capacitações necessárias e, portanto, estão habilitados a operar o sistema.
Para 2025, as capacitações terão continuidade. Segundo o Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente da SJCDH, órgão responsável pela organização dos encontros, estão previstas 100 capacitações que atenderão a todos os municípios do estado ao longo do ano.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Assistência Social e Habitação
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.
Ótima oportunidade para iniciar carreira. Alunos de Ensino Médio e cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 26 de janeiro.
Confira as mais de 150 vagas disponíveis, além de diversos serviços oferecidos.
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.