Em Carlos Barbosa, quatro farmácias participam do programa federal, que tem como objetivo complementar o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde.
O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo complementar o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, mediante parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Com isso, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, os cidadãos podem obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.
Em Carlos Barbosa, além dos medicamentos disponibilizados pela farmácia municipal, há quatro estabelecimentos que atendem pelo programa Farmácia Popular: Tchê Farmácias, Santa Clara, São João (filial do Calçadão – Elisa Tramontina) e Farmácias Associadas (no Calçadão – Elisa Tramontina).
Esses medicamentos podem ser gratuitos ou estar sujeitos a copagamento - nestes casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor (até 90% do preço de referência tabelado), ficando o restante a cargo do cidadão, de acordo com a política de preços praticada pela farmácia.
Para adquirir medicamentos nessas farmácias, é necessário realizar um breve cadastro pessoalmente e apresentar receita médica e documento com foto.
Para visualizar os medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular, clique aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
Intervenções abrangem as ruas Batista Luzardo e Presidente Costa e Silva
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação ocorre entre os dias 28 e 30 de janeiro e reúne equipes das EMEFs e EMEIs do município
Administração Municipal intensifica trabalhos de manutenção, organização e planejamento para receber os alunos a partir de 12 de fevereiro
Contribuintes já podem acessar as guias online sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura
Órgão substitui a Proarte a partir de 2026
Porém, a Secretaria da Fazenda estadual mantém a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica e novos talões não poderão ser solicitados
Documentos devem ser apresentados a cada três anos ou sempre que houver alterações no imóvel
Ferramenta digital aproxima o poder público do setor empresarial e facilita o acesso às oportunidades de negócios