Ao ser atacado por um animal peçonhento, procure manter a calma até o auxílio chegar.
Com a chegada da temporada quente, aumenta a incidência de picadas de cobras. Para garantir a segurança de todos, é fundamental estar ciente dos cuidados necessários ao se deparar com animais peçonhentos. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde listou algumas orientações para prevenção e ações após o ataque:
1. Permaneça em Distância Segura
Ao avistar uma cobra, mantenha uma distância segura. As serpentes geralmente não atacam a menos que se sintam ameaçadas. Dê espaço para que elas possam se afastar sem se sentirem acuadas. Caso o réptil encontre-se em sua residência, entre em contato com o corpo de bombeiros pelo telefone 193, para que a remoção do animal seja feita com segurança.
2. Mantenha a Calma
Em caso de picada, é vital manter a calma. O estresse pode acelerar a propagação do veneno pelo corpo. Evite movimentos bruscos e respire profundamente para controlar a ansiedade.
3. Não Aplique Torniquete
Diferentemente de outros tipos de picadas, o uso de torniquetes não é recomendado para picadas de cobras. Isso pode piorar a situação, causando a concentração do veneno em uma área específica.
4. Imobilize a Área
Mantenha a parte do corpo atingida imóvel, se possível, e posicione-a em um nível mais baixo que o coração. Isso retarda a disseminação do veneno.
5. Busque Ajuda Médica Imediata
Busque ajuda médica imediatamente. Recomenda-se capturar a cobra que causou a picada e levá-la ao atendimento ou fornecer uma fotografia dela para facilitar a identificação adequada. Este processo é importante para identificar corretamente a espécie de cobra e administrar o antiveneno para um tratamento eficaz.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: (54) 3461-8900.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Ruas e estacionamentos no entorno do Parque da Estação terão bloqueios e restrições.
Contribuintes podem optar pelo pagamento em cota única com 10% de desconto ou parcelado em 5 vezes.
Aulas são exclusivas para integrantes cadastrados no CCI, e ministradas às quartas das 18h30 às 20h.
Evento abordou temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Encenação está marcada para 18 de abril
Novo sorteio contemplou cinco pessoas com prêmios em dinheiro.
Órgão está empenhado em auxiliar na prevenção e redução de golpes mais comuns contra a comunidade barbosense.
Essa contribuição será revertida em investimentos em projetos e iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, adolescentes e idosos do município.