Ao ser atacado por um animal peçonhento, procure manter a calma até o auxílio chegar.
Com a chegada da temporada quente, aumenta a incidência de picadas de cobras. Para garantir a segurança de todos, é fundamental estar ciente dos cuidados necessários ao se deparar com animais peçonhentos. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde listou algumas orientações para prevenção e ações após o ataque:
1. Permaneça em Distância Segura
Ao avistar uma cobra, mantenha uma distância segura. As serpentes geralmente não atacam a menos que se sintam ameaçadas. Dê espaço para que elas possam se afastar sem se sentirem acuadas. Caso o réptil encontre-se em sua residência, entre em contato com o corpo de bombeiros pelo telefone 193, para que a remoção do animal seja feita com segurança.
2. Mantenha a Calma
Em caso de picada, é vital manter a calma. O estresse pode acelerar a propagação do veneno pelo corpo. Evite movimentos bruscos e respire profundamente para controlar a ansiedade.
3. Não Aplique Torniquete
Diferentemente de outros tipos de picadas, o uso de torniquetes não é recomendado para picadas de cobras. Isso pode piorar a situação, causando a concentração do veneno em uma área específica.
4. Imobilize a Área
Mantenha a parte do corpo atingida imóvel, se possível, e posicione-a em um nível mais baixo que o coração. Isso retarda a disseminação do veneno.
5. Busque Ajuda Médica Imediata
Busque ajuda médica imediatamente. Recomenda-se capturar a cobra que causou a picada e levá-la ao atendimento ou fornecer uma fotografia dela para facilitar a identificação adequada. Este processo é importante para identificar corretamente a espécie de cobra e administrar o antiveneno para um tratamento eficaz.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: (54) 3461-8900.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado
Nova disposição amplia cobertura e melhora a eficiência da coleta na cidade
Almoço festivo marca a comemoração com homenagens e apresentações dos alunos