De 07 a 25 de outubro acontecerá em Carlos Barbosa, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, será destinada para crianças não vacinadas que possuem de 06 meses a 05 anos incompletos.
As imunizações serão realizadas na Sala de Vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. E no dia 19 de outubro, em um sábado, acontece o dia “D” de Mobilização Nacional, em que a Sala de Vacinas estará aberta para atendimento das 8h às 17h.
Informamos que neste período da campanha, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde fará a vistoria das carteirinhas de vacinas das crianças, nas escolas de educação infantil do município. Ainda assim, quem desejar, poderá comparecer às salas de vacinas da cidade e do interior, para a conferência das mesmas, nos horários de funcionamento.
O que é o Sarampo?
Uma doença infecciosa grave causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer pessoa que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais de circulação do vírus
O sarampo no Brasil
Em 2019, o Brasil registrou casos de sarampo em Amazonas, Roraima, Pará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Rio Grande do Sul também já registrou casos de sarampo neste ano.
Diante da situação epidemiológica no Brasil e das baixas coberturas vacinais, reforça-se a necessidade de realizar esta Campanha a fim de captar as crianças NÃO vacinadas ou com os esquemas de vacinação incompletos, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no país. A mais efetiva forma de prevenção é a VACINAÇÃO. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação, conforme o esquema vacinal. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone 3461-8904 ou no 3461-8970.
Texto: Daiane Altíssimo
Imagem: Divulgação
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma