Órgão recomenda que beneficiários consultem informações somente por canais oficiais e reforça cuidados para evitar golpes.
O Procon de Carlos Barbosa, Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, vem orientar a comunidade sobre o anúncio realizado na manhã desta terça-feira, 13 de maio, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quanto a notificações que serão enviadas aos aposentados sobre os descontos de entidades.
O que está acontecendo:
Beneficiários aposentados e pensionistas do INSS, que tiverem o aplicativo Meu INSS instalado em seus dispositivos celulares, receberão uma notificação exclusiva por meio do próprio aplicativo sobre descontos realizados por entidades associativas em seus benefícios previdenciários.
O Procon reforça o alerta sobre possíveis tentativas de fraude, incluindo de pessoas se passando por representantes da instituição, e orienta a população:
• A comunicação oficial das contestações será feita SOMENTE pelo aplicativo Meu INSS;
• O INSS não enviará mensagens com links por WhatsApp ou SMS, nem realizará ligações para tratar de contestações. Não repasse informações pessoais ou bancárias a terceiros.
Na imagem anexa, é possível visualizar como será a notificação do aplicativo.
Orientações sobre contestação de descontos:
A partir de quarta-feira, 14 de maio, os beneficiários poderão acessar a aba “Consultar desconto de entidades associativas” no aplicativo Meu INSS, onde será possível verificar os valores descontados por associações e, caso não reconheçam ou não tenham autorizado tais descontos, registrar a contestação.
Além disso, contestações também podem ser feitas por telefone, pelo titular do benefício ou representante legal, através do contato oficial da instituição: 135.
Em caso de dificuldade no uso do aplicativo ou atendimento por telefone, o Procon indica procurar a agência do INSS do município, localizada na Rua Vereador Ubaldo Baldasso, 268, Bairro Ponte Seca.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Reprodução/INSS
Projeto desenvolvido pela Cooperativa Escolar União incentiva práticas sustentáveis e fortalece a consciência ecológica na comunidade.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano devem construir a calçada.
Momento reuniu 50 formandos que aprenderam dez ritmos tradicionais gaúchos.
Iniciativa estadual traz alterações nesta edição para elegibilidade de beneficiários.
Alunos e educadores já utilizam os espaços renovados, contribuindo para o conforto e segurança de todos.
Contribuintes do meio rural com receita bruta igual ou superior a R$ 360 mil nos anos anteriores não poderão mais utilizar o talão de papel. Treinamento será gratuito e com vagas limitadas.
Com vasta programação, evento irá abordar e atualizar diversos temas na área fazendária e tributária.
Ação visa promover o bem-estar do cidadão em vulnerabilidade por meio da arrecadação e distribuição de doações.