Desde os últimos meses de 2022, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou a oferta de exames para a comunidade por meio da compra de vários procedimentos que mantinham esperas mais longas, como Ecocardiograma Transtorácico e de Estresse, Teste Ergométrico, Polissonografia, Holter, entre outros.
Nesse período, também foram adquiridas cotas maiores para exames que já eram oferecidos pela Rede Pública do Município, a exemplo de Eletroneuromiografia, Densitometria Óssea, Colonoscopia, Endoscopia, Ressonância e Tomografia.
Por um lado, esta medida ajudou a diminuir as filas de pacientes que dependiam do atendimento via SUS, inclusive em outras cidades que são referências regionais. Por outro, infelizmente a falta de comprometimento de muitos pacientes tem prejudicado o bom andamento dos trabalhos. O alto número de faltantes verificado principalmente em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, tem preocupado e até ameaçado a continuidade da prestação do serviço em muitos casos, já que a irresponsabilidade afeta também os prestadores contratados pela Prefeitura.
No mês de dezembro de 2022, o índice de faltantes a exames encaminhados pela Rede Pública de Saúde do Município beirou os 22%. Foram, no total, 352 ausências em 1603 agendas. Em janeiro deste ano, até o momento, foram registradas ao menos 70 faltas a exames agendados.
Outro fator que também tem prejudicado a realização dos exames é a falta de preparo adequado por parte dos pacientes, sendo que as informações são anexadas junto ao encaminhamento entregue e ao retirá-lo, o paciente recebe pessoalmente todas as orientações necessárias para a realização do procedimento indicado.
No momento do agendamento, os pacientes são orientados a avisar com antecedência mínima de 24 horas no caso de uma eventual situação que os impeça de comparecer, assinando um termo no qual pedem o reagendamento ou cancelamento do exame (mesmo sabendo dos riscos e prejuízos ao tratamento proposto pelo profissional). Isso permite que a Clínica das Especialidades encaixe outro paciente a tempo em seu lugar e informe a mudança aos prestadores. Porém, muitos cidadãos confirmam a presença quando são contatados e depois não comparecem na data e horário marcados.
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