Concluída a recuperação estrutural do prédio de 1909, agora o projeto busca recursos para mobiliário e equipamentos
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, promoveu uma visitação à obra de implantação do Centro Cultural Estação Férrea. O evento, realizado na quarta-feira, 20, contou com a presença de integrantes do Governo e do Instituto Rumo – entidade responsável pela execução dos trabalhos –, representantes da Câmara de Vereadores e de entidades representativas da área cultural, de empresas patrocinadoras e imprensa.
O ato marca a conclusão da etapa de recuperação estrutural do prédio de 1909 que é considerado o principal patrimônio histórico de Carlos Barbosa. A visitação também sinaliza o avanço para nova fase de captação de recursos para equipar o espaço com mobiliário e aparatos de iluminação e climatização. O local contará com auditório multiuso e espaço para exposições.
O prefeito Everson Kirch elogiou o trabalho realizado até o momento e incentivou o avanço da obra: “Nossa comunidade se une e alcança seus objetivos. Temos muito trabalho pela frente, mas vamos recuperar este espaço tão importante para que seja novamente utilizado por todos nós”.
Kirch destacou que o processo de recuperação da Estação Férrea é integralmente custeado por verbas de imposto de renda direcionadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura: “Não há um centavo sequer de recurso municipal neste projeto, por isso enaltecemos as empresas que optaram por investir o dinheiro aqui em vez de simplesmente recolher a um caixa único em Brasília”.
A obra realizada até o momento diz respeito a orçamento de R$ 3.963.228,25, contemplado pelas empresas Tramontina, Gerdau, Sicoob e Galvanotek. O projeto arquitetônico foi doado ao Município pelas arquitetas Renata Tosi, Mirela Dalmas e Luisa Hering.
O evento também contou com uma exposição de artistas plásticos locais – Edite Chies, Expedito dos Santos, João Carlos Zanatta, Manoela Pietta Lorenzi, Márcia Pegoraro e Maria Clara Dalmas Zancanaro – e números musicais de Márcio Guerra de Almeida, Bernardo Rippel Vieira e Leandro Cousseau.
Assista à entrevista sobre a revitalização da Estação Férrea, aqui.
Por Proarte
Fotos: Lucas Nunes
32ª Noite dos Reis mantém a tradição do reisado no Município
Formulário para preenchimento está à disposição de forma digital e física e segue até 31 de julho de 2026
Natal e de Ano Novo alteram horários de setores municipais, enquanto outros seguem atendendo em horários específicos
Investimentos superiores a R$12 milhões em 2025 impulsionam projetos sociais, educacionais, culturais e de segurança no município
Feriados de Natal e Ano Novo, somado ao período de férias de servidores, ocasionaram as mudanças
Em 2025, foram entregues 56 novos lóculos, e mais 30 novas unidades deverão ser entregues no início de 2026
Projeto segue cronograma e irá oferecer mais conforto aos feirantes e visitantes
Doações ao longo do ano beneficiaram estoques da região