No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta terça-feira, 28 de julho, o Município de Carlos Barbosa faz um alerta sobre a importância da prevenção e do combate. Considerado um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, as hepatites virais são infecções que atingem o fígado e que quando apresentam sinais, causam cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, entre outros. Os tipos mais comuns no Brasil são as hepatites A, B e C, sendo que as duas últimas costumam se manifestar sem sinais e sintomas, até atingir maior gravidade.
O impacto dessas infecções acarreta, aproximadamente, 1,4 milhão de mortes por ano no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade anual das hepatites virais pode ser comparada ao HIV e à tuberculose.
A principal medida de prevenção é a vacina, altamente eficaz a qual é disponibilizada no Sistema Único de Saúde – SUS para os casos de Hepatite A e B. Para a hepatite C ainda não existe vacina, mas tanto essa quanto a hepatite B podem ser prevenidas com cuidados simples e quando há o diagnóstico o paciente pode ser tratado no SUS. As duas doenças podem ser transmitidas por meio de relação sexual desprotegida. Portanto, usar camisinha é uma medida de prevenção. Além disso, podem ser transmitidas pelo contato com sangue contaminado durante procedimentos estéticos ou de saúde sem os devidos cuidados. Recomenda-se o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e de depilar, além de materiais de manicure e pedicure.
Em Carlos Barbosa, o Centro Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente aos barbosenses, testes rápidos os quais devem ser agendados previamente pelo número 156 (Teleagendamento). Dúvidas e informações podem ser obtidas no 3461-8904.
Imagem: Divulgação
Fonte: Ministério da Saúde
Lista apresenta os jovens convocados a comparecer ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de São Gabriel.
Encontro está marcado para o dia 19
Premiação acontece em meio à programação da 33ª Feira do Livro
Funcionamento é das 8 às 12
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.