A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, o conceito de saúde é bem mais abrangente que a ausência de alguma doença, afirmando ser um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, desta forma, merece atenção em todos as suas vertentes, o que inclui a saúde mental.
O município de Carlos Barbosa possui dados positivos com relação a qualidade de vida, ofertas de emprego, turismo e tantos outros, porém, acompanha as demais cidades no que diz respeito à demanda, cada vez maior, pela busca do serviço de saúde mental.
Os profissionais da saúde de Carlos Barbosa que estão diariamente em atendimentos, percebem cada vez mais, o surgimento de desafios que exigem e demandam de preparo e articulação e com isso, estão em busca da qualificação constante dos serviços em saúde mental.
Frente a isso e com o objetivo de unir forças e multiplicar experiências, a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde estarão promovendo, na próxima semana, dia 07 de março, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.
Com o Lema; A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS, as palestrantes Simone Regina Fabrissio, Assistente Social do CEMAPS e Luciane da Silva Rippel, Psicóloga do CEMAPS, falarão sobre a importância de cuidar da saúde mental.
A Conferência acontecerá no Auditório do Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT) e a recepção dos convidados terá início a partir das 13h.
A Secretaria convida toda a população a fazer parte deste momento, onde serão debatidos assuntos ligados a saúde mental bem como os serviços de apoio aos munícipes.
Para realizar sua inscrição e confirmar presença na Conferência clique aqui e para ter acesso as propostas de cada eixo que serão votadas e enviadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental clique aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares
Materiais orientam o contribuinte sobre como gerar a guia pelo site do município ou pelo aplicativo Barbosa Digital
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação integra a Operação Rodovida 2025/2026 e reforça a segurança no transporte de estudantes da rede municipal