A Secretaria Municipal da Educação organizou o calendário de atividades e eventos da Secretaria para todo o ano de 2022. Dentre eles, apenas um evento está sendo repensado para se adequar aos protocolos de segurança da Covid-19, os demais seguem confirmados.
Segue abaixo, cronograma das atividades e eventos, programados por meses:
Janeiro
Dias 26, 27 e 28: Formação para Monitoras de Creche;
Dia 31: Organização das escolas de Educação Infantil – Monitoras de Creche. Neste dia, as equipes das escolas estarão reunidas, cada qual em sua instituição, para organizar os espaços e planejar a recepção dos alunos que iniciarão as atividades no dia 01 de fevereiro.
Fevereiro
Dia 01: Retomada das atividades letivas para alunos da Educação Infantil das EMEI’s (somente para turmas em tempo integral);
Dias 14, 15 e 16: Formação de Professores;
Dias 17 e 18: Atividades de planejamento para professores na escola. Nestes dias, cada professor estará trabalhando em sua escola de lotação. Estes dois dias serão dedicados para reuniões, organização do ano letivo junto a instituição e planejamento de atividades para receber os alunos no dia 21 de fevereiro;
Dia 21: Retomada do ano letivo nas escolas de Ensino Fundamental e EMEI’s (turmas regulares).
Março
Dias 12 e 26: Capacitação em Primeiros Socorros para professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino.
Abril
Projeto Palco Iluminado (teatro): A Secretaria está revendo a viabilidade do Projeto de acordo com os protocolos de segurança da Covid-19 e aguardará uma posição para que possa dar sequência;
De 18 a 29: Aplicação SONDAR (volume I). O SONDAR é um Instrumento de Avaliação e Resultados de Aprendizagem (provas diagnósticas). Os testes são diagnósticos e possibilitam que os professores possam reorganizar os planos de trabalho em sala de aula, promovendo o acesso ao conhecimento e podendo acompanhar o processo de aprendizagem de seus alunos.
Serão disponibilizados, na modalidade impressa, testes de avaliação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, sendo quatro avaliações durante este ano.
As questões que compõem o SONDAR são elaboradas de acordo com os descritores do SAEB, além de estarem vinculadas às habilidades da BNCC e aos conteúdos abordados pelo livro do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Ressalta-se que, o teste é diagnóstico, sem o objetivo de competição. Posteriormente, de acordo com os resultados, os professores identificarão as habilidades e conteúdos que ficaram defasados durante o período em que os alunos estiveram estudando de maneira remota e trabalharão em maneiras de recuperação.
Maio
A Secretaria está trabalhando na programação deste mês.
Junho
De 20 a 30: Aplicação SONDAR (volume II).
Julho
De 11 a 16: Mostra Científica Escolar. Esta Mostra antecede a Mostra Municipal e primeiramente, serão selecionados os melhores trabalhos nas escolas. Os escolhidos irão posteriormente para a Mostra Municipal (data a definir). A Mostra está prevista para acontecer presencialmente, porém, se os protocolos de segurança não permitirem, será em formato híbrido;
De 21 a 31: Recesso Escolar para alunos;
Dias 21 e 22: Formação de Professores;
De 25 a 29: Recesso Escolar para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Agosto
Mostra Científica Municipal: Data a confirmar. Se permitido, este ano a Mostra acontecerá presencialmente. Caso os protocolos de segurança sofrerem alterações até a data, será de maneira remota;
Chegada da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria: Data a confirmar, de acordo com os protocolos de segurança da Covid-19.
Setembro
De 01 a 07: Semana da Pátria – Horas Cívicas junto às escolas do município;
Dia 07: Desfile Cívico;
De 19 a 30: Aplicação SONDAR (volume III).
Outubro
Aplicação da avaliação SIDECA (data a confirmar): O SIDECA é o Sistema de Avaliação do Município de Carlos Barbosa. Será realizada uma prova em um único dia, para todos os alunos do município. É uma avaliação diagnóstica e com base nos resultados, os professores avaliarão e trabalharão em maneiras de recuperação dos alunos que não alcançaram os objetivos propostos pela avaliação. Os alunos que obtiveram os melhores resultados, receberão prêmios de reconhecimento.
Novembro
Dia 10: Seminário Regional da Educação Financeira – SICREDI (para alunos dos anos iniciais);
Dia 19: VII Mostra da Diversidade Étnico-racial e V Mostra do Educação para o Cotidiano (para alunos dos anos finais);
Premiação SIDECA (data a confirmar);
De 21 a 02 de dezembro: Aplicação SONDAR (volume IV), está em análise pela Secretaria.
Dezembro
Dia 20: Encerramento do ano letivo nas Escolas de Ensino Fundamental e alunos de Pré A e B regulares;
Dias 21 e 22: Complementação de Resultados para os alunos que não atingiram a média final;
Dia 22: Encerramento do ano letivo nas Escolas de Educação Infantil;
Dias 23: Conclusão do Ensino Fundamental.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 3433-2966.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.