A guia impressa pode ser retirada diretamente na Prefeitura e, online, no Portal do Cidadão ou no App Barbosa Digital
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, orienta os contribuintes sobre o prazo de vencimento da terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026, que termina no dia 15 de julho. O pagamento pode ser realizado por meio do Portal do Cidadão ou no aplicativo Barbosa Digital.
No momento do pagamento, é fundamental verificar se todas as inscrições vinculadas ao CPF ou CNPJ foram devidamente visualizadas e incluídas na quitação. Alguns contribuintes efetuam o pagamento referente a apenas um imóvel, mesmo possuindo outros registros em seu nome, como, por exemplo, box, terrenos, apartamentos e demais propriedades.
Para evitar inconsistências, a orientação é que o cidadão verifique atentamente, na página de emissão e pagamento, se todas as inscrições estão devidamente incluídas, utilizando a opção indicada por seta para navegar entre os cadastros disponíveis.
Veja o passo a passo de como verificar todas as suas inscrições imobiliárias no site do município:
Veja o passo a passo de como verificar todas as suas inscrições imobiliárias no aplicativo Barbosa Digital:
O pagamento parcelado segue o seguinte cronograma:
3ª parcela: vencimento em 15/07/2026
4ª parcela: vencimento em 15/08/2026
5ª parcela: vencimento em 15/09/2026
Além disso, para quem necessita, é possível retirar a guia impressa do IPTU na Prefeitura. O cidadão deve se dirigir ao Setor de Arrecadação/Secretaria da Fazenda, localizado no prédio da Prefeitura, na rua Assis Brasil, 11. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Atenção! A Secretaria orienta os contribuintes a conferirem as datas de vencimento do IPTU e manterem seus pagamentos em dia para evitar protesto da dívida e nome negativado.
Em caso de dúvidas ou dificuldades para emissão da guia, entre em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone (54) 3461-8842 ou (54) 3461-8850.
Por Assessoria de Imprensa
Secretaria da Saúde, com o apoio da Secretaria da Educação e da 16ª CRE, leva o projeto aos alunos
Os agricultores devem atentar-se para a alteração do local de distribuição, que será no subsolo da Prefeitura
A intervenção foi realizada na rua Dr. Carlos Barbosa
Estudantes e escolas municipais que obtiverem boas notas no SAERS e no SIDECA serão premiados com valores em dinheiro
O segundo módulo foi realizado na noite de segunda (24), dando sequência aos temas e aliando teoria e prática
A criação da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Pessoa Idosa une áreas da assistência social, saúde e cultura
Evento acontece no CTG Trilha Serrana a partir das 19h
O projeto municipal Bom de Bom, Bom na Escola participou e garantiu medalhas