Em uma iniciativa dos CPMs de duas escolas de Tempo Integral do município, o Taekwondo está sendo introduzido no aprendizado dos alunos. O Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate e defesa sendo um esporte que integra os Jogos Olímpicos.
Através da parceria entre a Administração Municipal, CPMs e COMDICA, esta novidade está como atividade extracurricular para os estudantes desde o Pré até o 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia e Governador Leonel de Moura Brizola em datas e horários específicos, ministradas por professor capacitado.
Na EMEFTI Santa Luzia as aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h às 17h e nas sextas-feiras, das 7h45min às 11h45min para alunos do Pré ao 9º Ano. A atividade iniciou em março e segue até dezembro. Na EMEFTI Leonel, as aulas acontecem nas terças-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. As aulas iniciaram também em março e seguem até novembro.
A intenção da inclusão do Taekwondo nas escolas
O projeto visa aprimorar a coordenação motora dos estudantes por meio de atividades individuais e coletivas, que promovem o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade. Além disso, o Taekwondo contribui para melhorar o desempenho acadêmico e os resultados nas avaliações dos alunos. As atividades propostas também estimulam o desenvolvimento cardiovascular e fortalecem o sistema imunológico dos participantes.
Essa prática esportiva vai além dos aspectos físicos, pois também tem um impacto significativo no desenvolvimento de habilidades psicológicas, táticas e morais. O Taekwondo promove o espírito de grupo, a concentração, a memória e a disciplina por meio de movimentos complexos. Além disso, auxilia no fortalecimento da autoconfiança, da autoestima e contribui para o desempenho escolar dos estudantes.
Fátima Festa Bellaver, diretora da escola Leonel, destaca que o Taekwondo também proporciona benefícios sociais, como o trabalho em equipe, a interação social, o desenvolvimento do senso crítico, da cortesia e da gentileza. Além disso, a prática trabalha a coordenação física, a memória, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração e noções de hierarquia, disciplina e respeito.
Já o diretor da escola Santa Luzia, Alceu Lazzari, ressalta que o projeto de Taekwondo contribui para a organização mental e corporal dos alunos, estimulando o equilíbrio, a atenção, a concentração e o raciocínio. Essa iniciativa se soma a outras atividades desenvolvidas pela escola, visando à formação integral dos alunos como indivíduos conscientes e fortalecendo valores essenciais na sociedade.
Enfim, a inclusão do Taekwondo nas escolas fortalece os valores e promove um desenvolvimento integral dos alunos. E esta é a intenção dos educadores, promover um crescimento como um todo para os alunos.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Educação
População deve ficar atenta aos horários diferenciados dos serviços municipais
Cerimônia marcou a conclusão dos 9º anos e reuniu estudantes, famílias e comunidade escolar no CEIT
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento promovido pela Secretaria de Assistência Social conta com missa, almoço, música e ação solidária
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Encontro está marcado para 26 de fevereiro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Provas serão realizadas no dia 31 de dezembro, reunindo competidores adultos e infantis, com premiações