Pedestres terão tempo específico para atravessarem a via, após acionado o equipamento, e veículos terão tempo para passagem sem interferências.
Na última quarta-feira (19), a Administração Municipal recebeu a equipe técnica da empresa que foi a melhor classificada na licitação e que dispõe de tecnologia na fabricação de semáforos, para conhecer o equipamento que deverá ser instalado e terá a missão de organizar o fluxo de pedestres e veículos em pontos críticos do trânsito na cidade.
Essa apresentação era necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito avaliasse a eficiência do equipamento em relação à funcionalidade, praticidade, segurança e outros, e emitisse um laudo atestando que o tipo de equipamento está dentro das características solicitadas. O resultado foi encaminhado já na quinta-feira (20) ao setor de licitações da Prefeitura para finalizar o processo e formalizar a ata de registro de preço.
Rua Júlio de Castilhos é a via que vai receber o equipamento para testes
O ponto de instalação na rua Júlio de Castilhos, será na faixa de pedestres próximo à rotatória de acesso à Avenida Ivo Tramontina e rua Buarque de Macedo (Rótula da Santa Clara). Após instalado, serão considerados em torno de 10 dias de sinal amarelo piscante para que a população possa se acostumar com as alterações de tráfego no local. Todo o sistema é programável e sincronizado, pedestres terão um tempo estipulado para a travessia após acionarem a botoeira e os veículos estarão parados, e vice-versa. Conforme afirma o Secretário de Segurança e Trânsito, Leônidas Augusto Costa Reis: “Esta deverá ser uma solução segura para pedestres e motoristas da via, melhorando as condições de trafegabilidade e mais fluidez nos horários de fluxo intenso”.
A comunidade avaliará o funcionamento do equipamento, conforme afirma o prefeito Everson Kirch: “Após instalada, será testada por alguns meses. A proposta é ouvir a população, que poderá opinar se o equipamento continuará ou se será retirado no futuro”.
A contratação foi realizada por meio de licitação, na modalidade Pregão Registro de preços, na sua forma eletrônica, com critério de julgamento por menor preço mensal e, após a assinatura do contrato, o prazo de instalação é de 30 dias. A empresa vencedora cumprirá um cronograma de instalação da estrutura física e dos equipamentos. A Secretaria fará a divulgação das datas do período de adequação da população e do início das operações, que contará com auxílio da Guarda Municipal ou Agentes de Trânsito para fornecer orientações da utilização das botoeiras do equipamento, caso necessário.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Imagem: Google maps
Ação incentiva o descarte consciente de materiais que podem se tornar focos do mosquito Aedes aegypti.
Levantamento realizado em conferência aberta no mês de junho trouxe medidas voltadas às principais necessidades no atendimento a população.
Competição contará com oito equipes na disputa pelo título.
Encontro com representantes do Poder Público, empresa, integrantes da comunidade, convidados e imprensa aconteceu nesta tarde.
Encontro está marcado para 11 de setembro
Projetos desenvolvidos ao longo do semestre letivo serão apresentados em mostras científicas escolares.
Dia 19 de julho, sábado, terá atendimento especial em horário alternativo.
Competição mostra a união, confraternização e o belo espetáculo das etnias.