Pedestres terão tempo específico para atravessarem a via, após acionado o equipamento, e veículos terão tempo para passagem sem interferências.
Na última quarta-feira (19), a Administração Municipal recebeu a equipe técnica da empresa que foi a melhor classificada na licitação e que dispõe de tecnologia na fabricação de semáforos, para conhecer o equipamento que deverá ser instalado e terá a missão de organizar o fluxo de pedestres e veículos em pontos críticos do trânsito na cidade.
Essa apresentação era necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito avaliasse a eficiência do equipamento em relação à funcionalidade, praticidade, segurança e outros, e emitisse um laudo atestando que o tipo de equipamento está dentro das características solicitadas. O resultado foi encaminhado já na quinta-feira (20) ao setor de licitações da Prefeitura para finalizar o processo e formalizar a ata de registro de preço.
Rua Júlio de Castilhos é a via que vai receber o equipamento para testes
O ponto de instalação na rua Júlio de Castilhos, será na faixa de pedestres próximo à rotatória de acesso à Avenida Ivo Tramontina e rua Buarque de Macedo (Rótula da Santa Clara). Após instalado, serão considerados em torno de 10 dias de sinal amarelo piscante para que a população possa se acostumar com as alterações de tráfego no local. Todo o sistema é programável e sincronizado, pedestres terão um tempo estipulado para a travessia após acionarem a botoeira e os veículos estarão parados, e vice-versa. Conforme afirma o Secretário de Segurança e Trânsito, Leônidas Augusto Costa Reis: “Esta deverá ser uma solução segura para pedestres e motoristas da via, melhorando as condições de trafegabilidade e mais fluidez nos horários de fluxo intenso”.
A comunidade avaliará o funcionamento do equipamento, conforme afirma o prefeito Everson Kirch: “Após instalada, será testada por alguns meses. A proposta é ouvir a população, que poderá opinar se o equipamento continuará ou se será retirado no futuro”.
A contratação foi realizada por meio de licitação, na modalidade Pregão Registro de preços, na sua forma eletrônica, com critério de julgamento por menor preço mensal e, após a assinatura do contrato, o prazo de instalação é de 30 dias. A empresa vencedora cumprirá um cronograma de instalação da estrutura física e dos equipamentos. A Secretaria fará a divulgação das datas do período de adequação da população e do início das operações, que contará com auxílio da Guarda Municipal ou Agentes de Trânsito para fornecer orientações da utilização das botoeiras do equipamento, caso necessário.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Imagem: Google maps
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares
Materiais orientam o contribuinte sobre como gerar a guia pelo site do município ou pelo aplicativo Barbosa Digital
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação integra a Operação Rodovida 2025/2026 e reforça a segurança no transporte de estudantes da rede municipal