Assistência Social e Habitação 09 de Maio de 2024 às 10:44

Secretaria de Assistência Social, com apoio de voluntários, no auxílio às vítimas das chuvas em Carlos Barbosa

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, junto a centenas de voluntários, trabalharam direto dos pontos de coleta, recebendo doações e atendendo os desabrigados.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, está ainda em meio a uma campanha dedicada a auxiliar a população impactada pelas fortes chuvas em Carlos Barbosa. A iniciativa contou com a mobilização de diversos setores da comunidade, tendo o ginásio do Bairro Aparecida e o salão da Comunidade de Santa Luiza como pontos para a recepção de doações e para abrigo de moradores que sairam de zonas de risco ou alagamento.

Uma quantidade enorme de itens foi arrecadada, incluindo alimentos não perecíveis, água, roupas, calçados, colchões, materiais de limpeza e higiene, entre outros produtos essenciais para o consumo dos abrigados. As doações foram recebidas e organizadas por equipes da Prefeitura e numerosos voluntários.

Em relação à situação atual, a Secretária Municipal da Assistência Social e Habitação, Gisele Guerra, destaca que a procura por doações no município diminuiu recentemente, havendo uma quantidade considerável de doações, que estão sendo distribuídas conforme a necessidade. No entanto, em caso de surgimento de necessidades adicionais, será feito um novo apelo específico de materiais ou produtos.

Quanto ao destino das doações excedentes, a orientação da Defesa Civil do Estado é encaminhá-las para o ginásio municipal de Garibaldi, que funciona como o QG central na Serra Gaúcha para as regiões afetadas pelas chuvas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação agradece a cada voluntário e doador que se mobilizou para auxiliar no atendimento aos acolhidos no ginásio do Bairro Aparecida e na comunidade de Santa Luiza.

Agora, a Secretaria está encarregada de coordenar o retorno dos moradores que desejam ou têm condições de retornar para suas casas, oferecendo o apoio necessário. Possíveis auxílios extras serão discutidos e divulgados posteriormente nos canais oficiais do Município.

Fotos: Sandro Darsie