Os desabrigados que estão sendo atendidos nos ginásios e que tiverem condições de retorno para suas casas, terão auxílio da prefeitura.
ATUALIZAÇÃO - A EMEI Arco-íris e a EMEF Nossa Senhora Aparecida retornaram com as aulas.
No início desta semana de tempo firme, a Prefeitura de Carlos Barbosa ainda contabiliza pontos que necessitam reparos emergenciais em ruas, estradas e locais públicos afetados por queda de barreiras, desmoronamentos e alagamentos na cidade e interior, devido à quantidade absurda de chuva da semana passada, como nunca antes vista na região.
Durante a enxurrada da semana passada, dezenas de famílias - principalmente no interior - foram resgatadas de seus lares alagados e casas isoladas pela água e barro e levadas até o ginásio do Bairro Aparecida ou para o salão da comunidade de Santa Luiza – neste caso, para quem é morador da região -. Voluntários, servidores públicos, equipes de segurança como a Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, Samu e apoio das forças policiais, trabalharam para garantir os resgates, atendimentos e a segurança dos atingidos pela enxurrada. A alimentação diária, recebimento e triagem de doações também foi conduzida nos locais, tendo cadastros e organização específica.
Plano agora é organizar a recuperação das áreas atingidas e auxiliar moradores no retorno às suas casas
O prefeito Everson Kirch realiza reuniões com os secretários municipais para definir orientações aos trabalhos da semana. O plano é, atender o máximo de locais em menor tempo, para que todo o município volte a ter vida normal. Preocupação também é com o “pós-enchente”. Veja algumas ações já encaminhadas:
• A Secretaria Municipal da Agricultura já trabalha com a desobstrução de estradas e apoio em acessos dos moradores desde a semana passada e segue em ritmo acelerado nesta semana, com todas as equipes possíveis, coordenadas pelos subprefeitos.
• A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação - junto a voluntários - trabalha direto no ginásio do Bairro Aparecida e no salão da comunidade de Santa Luiza, recebendo doações e atendendo os desabrigados. Mas tem a incumbência agora em organizar o retorno dos moradores que desejam, ou que tem condições, para suas casas, oferecendo apoio necessário. Possíveis auxílios extras serão discutidos e divulgados posteriormente.
• A Secretaria Municipal de Projetos Públicos também foi acionada para realizar levantamentos de reconstruções de cabeceiras de pontes, acessos ou pavimentações destruídas. Para isso, o Gabinete está trabalhando para buscar verbas estaduais e federais, dentro da proposta do Decreto de Emergência emitido na semana passada. Verba que também deverá ser utilizada na construção de uma nova galeria ampla e com mais capacidade de escoamento para o bairro Aparecida.
• A Secretaria Municipal da Saúde, que fornece apoio nos locais de abrigo do Município, também está incumbida na busca de mais profissionais médicos para o atendimento em relação ao “pós-enchente”, para evitar doenças como a leptospirose e outras, evitar novos casos de dengue, ou até gripe, com os dias mais frios chegando.
• A Secretaria Municipal da Educação, que já liberou o retorno das aulas na zona urbana a partir desta segunda-feira, fará um levantamento nas escolas do interior - que só retornarão às aulas em segurança - quando as estradas estiverem em boas condições para o tráfego de veículos como os ônibus escolares e de transporte público.
Demais secretarias, como Segurança e Trânsito, Planejamento, Serviços e Vias Urbanas e outras, seguem o trabalho de apoio para os cidadãos que necessitam.
Assim que decididas, novas informações serão divulgadas para o cidadão.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: equipes da Prefeitura
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.