Na última quarta-feira, 01, a secretária da Educação Eliani Inês Lanzarini, a supervisora de ensino Andréia Maria Dotta e a diretora da EMEF Salvador Bordini Adriana Basso Audibert, participaram da 4ª Edição da Tertúlia das Cooperativas Escolares, em razão da Cooperativa Escolar União, fundada pela escola, localizada no Cinco da Boa Vista.
O evento promovido pela Sicredi Serrana RS/ES, Sicredi Ouro Branco RS e Cooperativa Vinícola Garibaldi, ocorreu na cidade de Garibaldi e tem como propósito, incentivar o cooperativismo através da educação. Na oportunidade, profissionais da educação e demais convidados puderam trocar ideias, informações e debater sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de uma comunidade mais próspera.
A Cooperativa Escolar União, fundada em 17 de setembro de 2007, nasceu de um projeto idealizado pelos professores da escola em 2006, intitulado “Curando uma das dores do mundo". O projeto tinha como objetivo recolher pilhas usadas e resíduos de óleo vegetal e animal na comunidade. Porém, em 2007 veio o questionamento: com relação as pilhas, o comércio auxiliava ao dar o destino correto mas e o óleo?
Após o questionamento aos alunos, veio a seguinte resposta: minha avó fazia sabão. Diante disso, a escola decidiu aprender a fazer sabão com o resíduo de óleo vegetal e animal e poucos meses depois, a Cooperativa Escolar União foi fundada.
A Cooperativa Escolar é uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças e adolescentes, que realizam atividades de educação financeira, empreendedorismo social, liderança e inclusão social, vivenciando a experiência dos valores e princípios do cooperativismo.
Ainda hoje, a Cooperativa recolhe os resíduos de gordura animal e vegetal e utiliza na fabricação de sabão e o excedente, conduz para uma empresa recicladora.
Por Assessoria de Imprensa
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola