Secretaria da Saúde necessita de 120 voluntários para o dia 11 de junho, coleta será no Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), convoca voluntários para a etapa externa de doação de sangue que acontecerá no próximo dia 11 de junho no Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
Na última etapa externa realizada em março no município, 90 voluntários da comunidade participaram do ato solidário. Para que o Hemocs consiga manter os estoques em níveis seguros e atender com regularidade os 49 municípios sob sua responsabilidade, incluindo Carlos Barbosa, é fundamental que essa mobilização continue e se fortaleça.
A expectativa é alcançar 120 doadores nesta etapa, voluntários podem se inscrever pelos telefones/whatsapp (54) 3461-8911 ou (54) 3461-8904.
Contribua para essa causa, não espere a urgência chegar para se importar. A necessidade é real e sua atitude pode salvar vidas.
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter o consentimento dos pais ou responsáveis);
• Pesar mais de 50kg e estar bem de saúde;
• Não estar em jejum e dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas três horas antes;
• Não fumar, ao menos, duas horas antes;
• Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.
Impedimentos temporários para doação:
• Ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
• Realização de tatuagem, maquiagem definitiva e piercing nos últimos 12 meses;
• Gravidez; Pós-parto normal (90 dias); Pós-cesariana (180 dias);
• Gripe, resfriado e febre;
• Uso de alguns medicamentos.
Quem não pode doar:
• Se adquiriu Hepatite após os 11 anos;
• Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, Aids (HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.
Os intervalos para doação:
• Mulheres – podem doar sangue a cada três meses (três doações anuais);
• Homens – podem doar sangue a cada dois meses (quatro doações anuais).
ACOMPANHE AS PRÓXIMAS ETAPAS:
16/08/2025, sábado | HEMOCS – 20 doadores;
17/09/2025, quarta | COLETA EXTERNA – 120 doadores;
25/11/2025, terça | HEMOCS – 20 doadores;
20/12/2025, sábado | HEMOCS – 20 doadores.
Em anexo, confira o esquema dos tipos sanguíneos e suas compatibilidades, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Imprensa da Prefeitura
Projeto garantirá melhoria na infraestrutura com apelo turístico em sua arquitetura.
Manutenções realizadas ao longo das últimas semanas promoveram diversas melhorias pelo município.
Novo sorteio contemplou cinco pessoas com prêmios em dinheiro.
Autor realizou doação de 20 volumes de pesquisas
Fluxo unidirecional, readequação do espaço e novas vagas prioritárias foram estabelecidas desde o dia 1º de junho.
O PPA define metas, programas e prioridades para as áreas essenciais do Município com a participação popular.
Equipes Sub-9 e Sub-11 se destacaram na Série Ouro no último domingo, 1º de junho.
Secretaria do Meio Ambiente promoverá ações variadas no mês de junho.