Ações preventivas e educativas promovem bem-estar e cidadania entre crianças e adolescentes.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, implementa o Programa Saúde na Escola (PSE) desde 2022, uma estratégia que promove a articulação entre as políticas públicas de saúde e de educação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
Com participação ativa da comunidade escolar e das equipes de saúde e educação, o programa busca desenvolver ações que vão impactar positivamente o ambiente escolar e o bem-estar dos estudantes.
No ciclo de 2025/2026, o PSE está presente em 23 escolas parceiras, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, com um total de 4.811 alunos atendidos, sendo 2.916 deles pela rede municipal de ensino. A coordenação das atividades do programa é realizada por uma enfermeira, com o apoio de profissionais da rede municipal de saúde.
Os temas prioritários deste ciclo incluem: alimentação saudável, prevenção da violência e promoção da cultura da paz, saúde mental e saúde sexual e reprodutiva. Além disso, a verificação da situação vacinal dos estudantes é considerada uma prática essencial no contexto da saúde preventiva promovida pelo programa.
No ciclo anterior (2023/2024), também com 23 escolas participantes e um total de 4.382 alunos atendidos, o PSE desenvolveu atividades com foco nos seguintes temas: alimentação saudável e antropometria, práticas corporais e atividade física, cidadania e direitos humanos, prevenção da violência, promoção da cultura da paz, saúde mental e saúde sexual e reprodutiva.
A Secretária da Educação, Ariane Baldasso, destaca: “O Programa Saúde na Escola é fundamental para a promoção da saúde e do desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a formação cidadã e a melhoria da qualidade de vida. Juntamente com a Secretaria da Saúde, são realizadas diversas ações, como a promoção da saúde e prevenção de doenças, alimentação saudável, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, atividade física e monitoramento da situação vacinal”.
Com ações contínuas e temáticas adaptadas às necessidades da comunidade escolar, o PSE reafirma seu compromisso com a promoção da saúde integral dos estudantes e o fortalecimento da cidadania desde os primeiros anos de formação.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Espaço disponibilizará livros para pessoas idosas cadastradas
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado
Nova disposição amplia cobertura e melhora a eficiência da coleta na cidade