Luz, paz, alegria, emoção e muita comemoração são o que evidenciam o Natal no Caminho das Estrelas de Carlos Barbosa. Neste ano, muitas inovações integraram a programação com o tema Das Origens ao Sonho. Dentre elas, o surgimento da Casa das Etnias, um espaço que foi preparado especialmente para o resgate das culturas que contribuíram para a formação da comunidade barbosense.
Em cinco sábados de atrações na Casa, foram apresentados aspectos culturais das etnias Alemã Italiana, Suiço-valesana, Polonesa e Portuguesa, que revelaram ao público, através da dança, canto, jogos, culinária e vestimentas, os usos e costumes herdados de cada imigrante que aqui se estabeleceu no século XIX.
No último sábado, 28, foi a vez da cultura portuguesa mostrar à comunidade um pouco de suas características. Um dos costumes atribuídos pelos portugueses são os Ternos de Reis, pequenos grupos de músicos que realizavam cantorias, percorrendo casas da comunidade após o Natal, anunciando o nascimento de Jesus Cristo. Assim, por volta das 9h30 o grupo Cantando Si Vá, participante do evento dos Ternos de Reis, retratou a cultura com apresentações de cantorias em vários pontos da área central. A Casa das Etnias também homenageou os 60 anos do Município de Carlos Barbosa.
O Natal no Caminho das Estrelas é uma realização da Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, e do Ministério da Cidadania, pela Lei de Incentivo à Cultura, e também do SESC. O evento tem o patrocínio das empresas Biasotto, Casa Rádio, Construtora Kafer, Cooperativa Santa Clara, CORSAN, Galvanotek Embalagens, Grupo Caravaggio, Hospital São Roque, Hotel Ibis Carlos Barbosa, Monitec, Nutrire, Planos de Saúde Tacchimed, Posto do Guerra, Sicredi, Tramontina, Univates e a proponência é da empresa S&S Cultura, Turismo e Eventos. O apoio é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Carlos Barbosa (CDL) e da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI).
Para mais informações podem ser obtidas através do 3433-2191.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Daiane Altíssimo | Jaqueline Camillo
Formulário para preenchimento está à disposição de forma digital e física e segue até 31 de julho de 2026
Natal e de Ano Novo alteram horários de setores municipais, enquanto outros seguem atendendo em horários específicos
Investimentos superiores a R$12 milhões em 2025 impulsionam projetos sociais, educacionais, culturais e de segurança no município
Feriados de Natal e Ano Novo, somado ao período de férias de servidores, ocasionaram as mudanças
Em 2025, foram entregues 56 novos lóculos, e mais 30 novas unidades deverão ser entregues no início de 2026
Projeto segue cronograma e irá oferecer mais conforto aos feirantes e visitantes
Doações ao longo do ano beneficiaram estoques da região
População deve ficar atenta aos horários diferenciados dos serviços municipais