Luz, paz, alegria, emoção e muita comemoração são o que evidenciam o Natal no Caminho das Estrelas de Carlos Barbosa. Neste ano, muitas inovações integraram a programação com o tema Das Origens ao Sonho. Dentre elas, o surgimento da Casa das Etnias, um espaço que foi preparado especialmente para o resgate das culturas que contribuíram para a formação da comunidade barbosense.
Em cinco sábados de atrações na Casa, foram apresentados aspectos culturais das etnias Alemã Italiana, Suiço-valesana, Polonesa e Portuguesa, que revelaram ao público, através da dança, canto, jogos, culinária e vestimentas, os usos e costumes herdados de cada imigrante que aqui se estabeleceu no século XIX.
No último sábado, 28, foi a vez da cultura portuguesa mostrar à comunidade um pouco de suas características. Um dos costumes atribuídos pelos portugueses são os Ternos de Reis, pequenos grupos de músicos que realizavam cantorias, percorrendo casas da comunidade após o Natal, anunciando o nascimento de Jesus Cristo. Assim, por volta das 9h30 o grupo Cantando Si Vá, participante do evento dos Ternos de Reis, retratou a cultura com apresentações de cantorias em vários pontos da área central. A Casa das Etnias também homenageou os 60 anos do Município de Carlos Barbosa.
O Natal no Caminho das Estrelas é uma realização da Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, e do Ministério da Cidadania, pela Lei de Incentivo à Cultura, e também do SESC. O evento tem o patrocínio das empresas Biasotto, Casa Rádio, Construtora Kafer, Cooperativa Santa Clara, CORSAN, Galvanotek Embalagens, Grupo Caravaggio, Hospital São Roque, Hotel Ibis Carlos Barbosa, Monitec, Nutrire, Planos de Saúde Tacchimed, Posto do Guerra, Sicredi, Tramontina, Univates e a proponência é da empresa S&S Cultura, Turismo e Eventos. O apoio é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Carlos Barbosa (CDL) e da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI).
Para mais informações podem ser obtidas através do 3433-2191.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Daiane Altíssimo | Jaqueline Camillo
População pode acessar os documentos até 3 de outubro e encaminhar manifestações pela Ouvidoria Municipal; audiência pública será realizada ao final do período.
Iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, abre inscrições nesta quarta-feira, 17 de setembro.
Com participação da Guarda Municipal e do CFC do município, as atividades ocorrem entre os dias 18 e 26 de setembro com foco na segurança viária.
Evento será realizado no CTG Trilha Serrana e contará com programação que inclui missa crioula, apresentações e mateada.
Evento reunirá profissionais da contabilidade, empresários, especialistas da área tributária e demais interessados.
Equipe Otávio Augusto venceu esta edição de 2025.
Projetos de escolas municipais e estaduais conquistam premiações em evento científico regional realizado na UCS.
Números do balanço foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete.