Na manhã desta sexta-feira, 29, o Prefeito Evandro Zibetti, acompanhado do Secretário Municipal da Fazenda, José Carlos Custódio estiveram participando do Seminário Regional: “Reforma Tributária (PEC 45/2019) – Impactos”. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e contou com a presença dos deputados Baleia Rossi (MDB-SP), autor do projeto, e o relator Aguinaldo Ribeiro (PP/PB).
A PEC 45 – Projeto de Emenda Constitucional, tem como objetivo unificar cinco tributos (IPI, PIS, COFINS- federais, ICMS- estadual e ISS- municipal) com a criação do Imposto sobre bens e serviços – IBS. Assim, no evento foi debatido sobre a proposta, oportunidade em que o Prefeito Evandro Zibetti e o Secretário José Carlos Custódio, puderam explanar sobre suas preocupações, caso seja aprovada a PEC 45.
O Município perderia aproximadamente 40 milhões do orçamento anual, que consequentemente prejudicaria toda a população barbosense. Assim como os outros mais de 440 municípios do Estado, também sofreriam perdas significativas. Pois, o local de recolhimento do imposto seria mudado, o IBS passaria a ser recolhido no local do consumo e não no que ocorreria a produção. Além disso, 25% do IBS, Imposto de Bens e Serviços, seria distribuído aos municípios pelo critério de número de moradores, ou seja, quanto maior for a população do município, maior é o valor a ser arrecadado.
Mais informações podem ser adquiridas através do 3461-8830, na Secretaria da Fazenda, ou pelo link: https://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/noticias/carlos-barbosa-e-regiao-poderao-sofrer-perdas-enormes-com-a-aprovacao-da-reforma-tributaria/12353.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Alef Assolini
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma