O sonho da rua pavimentada em frente a residência é possível com a união entre a Prefeitura e o cidadão.
Por meio da Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, a Administração Municipal está realizando novas pavimentações em parceria com os moradores. O incentivo para que novas vias tenham pavimentação em PAVS ou basalto é importante para que o cidadão não tenha mais o barro e a poeira em frente a sua residência.
Atualmente, duas vias na cidade estão recebendo terraplanagem e aplicação de pó de brita no preparo para receber a pavimentação em pedras de basalto.
A Prefeitura está realizando trabalho de terraplanagem na Rua Morro do Calvário, localizado no Bairro São Paulo, que receberá de forma comunitária a aplicação de pedras de basalto, em uma via de 173 metros de extensão por 9 metros de largura, num total de 1557 m².
Outro local que será constantemente utilizado por pedestres e motoristas, assim que finalizado, é a Rua Maurício Cardoso, entre a Borges de Medeiros e a Rui Ramos, no Centro, que terá 50 metros de extensão e 10 metros de largura, pavimentados com 500 m² de pedra de basalto.
Nesse modelo de colaboração, a Prefeitura disponibiliza serviços de terraplanagem, pó de brita e tubos para drenagem de águas pluviais. Por sua vez, os moradores são responsáveis pela contratação da mão de obra para a construção da pavimentação, instalação dos tubos, aquisição de guias, sarjetas e materiais como pedras de basalto ou blocos intertravados de concreto (PAVS), conforme estabelecido pela Lei 1702/2003. A secretaria também pode auxiliar na orientação do processo para o cidadão.
Caso haja interesse em obter mais informações sobre os projetos para pavimentação de sua rua ou para a construção de calçadas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas pelo telefone (54) 3433-2921.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Equipe do Planejamento
Principal patrimônio histórico de Carlos Barbosa segue em busca por empresas patrocinadoras
Intervenções abrangem as ruas Batista Luzardo e Presidente Costa e Silva
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação ocorre entre os dias 28 e 30 de janeiro e reúne equipes das EMEFs e EMEIs do município
Administração Municipal intensifica trabalhos de manutenção, organização e planejamento para receber os alunos a partir de 12 de fevereiro
Contribuintes já podem acessar as guias online sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura
Órgão substitui a Proarte a partir de 2026
Porém, a Secretaria da Fazenda estadual mantém a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica e novos talões não poderão ser solicitados
Documentos devem ser apresentados a cada três anos ou sempre que houver alterações no imóvel