União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, está incentivando a ampliação das pavimentações em basalto e PAVS por várias ruas da cidade. Com essa ação, o desejo dos moradores em ter a rua pavimentada em frente a residência fica mais acessível e isso acaba com os problemas de pó e barro.
Durante os últimos anos, várias ruas localizadas no perímetro urbano foram contempladas dentro dessa modalidade de construção com pedras de basalto ou PAVS. As mais recentes são:
• Rua Ivo Manoel Schabat, no Bairro Imigrantes, que recebeu a pavimentação em 380 metros de extensão;
• Rua Adair Bortolini, no Bairro Imigrantes, que conta com 323 metros de extensão;
• Travessa Facchini, localizada no Bairro Triângulo, tendo 156 metros de extensão.
A modalidade sempre dá certo, pois todos saem beneficiados, conforme comenta o Secretário Jurandir Bondan: “A importância da pavimentação junto com o Município, se torna mais econômico e gera mais qualidade e dignidade para a vida dos moradores e para quem passa pela rua, eliminando a poeira e o barro. Por isso, estamos incentivando que os moradores nos procurem para firmarmos essa parceria que embeleza a cidade e valoriza o imóvel do proprietário. A mesma situação eu cito também para as calçadas, que por lei, até o fim de 2025, devem estar prontas em todos os terrenos na área urbana, com ou sem construção”. O secretário Bondan destaca também que a manutenção das calçadas deve ser realizada pelo proprietário, corrigindo desníveis, buracos e sujeiras acumuladas, deixando o local apropriado para os pedestres passarem, principalmente para os Idosos e pessoas com dificuldades em locomoção, que tem o caminho facilitado.
Nesse modelo de colaboração, o Poder Público disponibiliza serviços de terraplanagem, brita pulverizada e tubos para drenagem de águas pluviais. Por sua vez, os moradores são responsáveis pela contratação da mão de obra para a construção das vias, instalação dos tubos, aquisição de guias, sarjetas e materiais como paralelepípedos ou blocos intertravados de concreto (PAVS), conforme estabelecido pela Lei 1702/2003. A secretaria também pode auxiliar na orientação do processo.
Caso haja interesse em obter mais informações sobre os projetos para pavimentação de sua rua e também, para a construção de calçadas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas pelo telefone (54) 3433-2921.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Sandro Darsie / Equipe de Obras
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura