Competição mostra a união, confraternização e o belo espetáculo das etnias.
A 13ª edição da Olimpíada Colonial, evento paralelo ao FestiQueijo, aconteceu neste último domingo, (13), e reuniu sete equipes para as tradicionais provas da competição como cabo de guerra, debulhar milho, lançamento de ovos, cuccagna (pau de sebo), revezamento de salame e transporte de leite. Além de representantes do Centro, as comunidades da 1ª Seção de Castro, Arcoverde, Linha Dezenove, Morro Macaco, Torino e São Luiz participaram da programação que reuniu entusiastas e simpatizantes formando um belo público.
O interior foi o grande destaque
A Linha Dezenove foi a grande campeã desta edição, tendo a 1ª Seção de Castro como a segunda colocada e Torino na terceira colocação. A cerimônia de premiação das equipes, seguida pelo tradicional desfile de carros alegóricos, encerraram a programação.
Conforme Christian Krolow Carniel, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, responsável pela organização da competição, junto ao Sesc-Farroupilha: “O evento se consolida cada vez mais, sendo um dos mais aguardados por todos na programação do FestiQueijo, pela tradição e envolvimento das comunidades, formando uma competição 100% barbosense, que resgata a tradição dos imigrantes”.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio e integrante da Diretoria Voluntária do FestiQueijo, Fabio Rogerio Basso salientou: “Os eventos paralelos - como a Olimpíada Colonial - têm uma grande importância para o nosso Festival, pois também atraem um número expressivo de turistas que vem prestigiar as provas realizadas no Parque da Estação”.
Eventos Paralelos
Além da 13ª Olimpíada Colonial, o 8º Pedal do FestiQueijo, com mais de 300 participantes e XII Rally dos Vinhedos, reunindo mais de uma centena de carros antigos, também movimentaram Carlos Barbosa, entre sábado (12) e domingo (13). Já o 14º Torneio de Futsal Feminino FestiQueijo, será realizado no próximo domingo (20), no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, com oito equipes. E também, seguem as atividades da Estação das Etnias e a Feira Feito em Barbosa, ambas ao lado do Festival.
A programação segue até 27 de julho no Centro Cultural Mãe de Deus, no centro da cidade. Informações no site oficial do evento.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Lynkon Mollossi / Sesc Farroupilha
Dia 19 de julho, sábado, terá atendimento especial em horário alternativo.
Encontros realizados em 9 de julho reuniram servidores da Educação, gestores e professores da rede de ensino.
Novo espaço no Bairro Triângulo promoverá esporte, lazer e convivência com estrutura moderna.
Nesta semana, 161 estudantes participaram da cerimônia de formatura por concluírem o programa.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.
Novos espaços e reformas garantem maior conforto e acessibilidade para a comunidade escolar.
Celebração dos costumes e da cultura rural integra a programação do FestiQueijo com provas e desfile temáticos.