O décimo material referente a #fiquepordentro contará um pouco sobro o Hino
de Carlos Barbosa, que foi criado no intervalo das aulas, na cozinha da Escola Senhor do Bom Fim, em Arroio Canoas.
O Hino de Carlos Barbosa foi criado no final do primeiro Governo de Armando Gusso (in memoriam), entre os anos 1981 e 1982. Os autores da música que hoje compõem o Hino do município são Irani Chies, Laurindo Hentz e Verealdo Chies.
O Brasão e a Bandeira já faziam parte dos símbolos da cidade mas, Armando queria que Carlos Barbosa tivesse seu próprio Hino, então, convocou a Secretaria da Educação para que pudessem auxiliar neste processo. A partir deste momento, a equipe da Secretaria se reuniu, estipulou algumas regras e lançou um edital para a letra do Hino.
Na época, Irani trabalhava como supervisor de ensino na Secretaria Municipal da Educação, onde Ana Maria Guerra Martin Biancho (também conhecida como Nina), ocupava o cargo de secretária da Educação e conta que, a Secretaria também era responsável pelas áreas da cultura, turismo e desporto. Além disto ressalta que, tudo era feito com muito orgulho e prazer em poder trabalhar para as pessoas.
Após o lançamento do edital, foi eleita uma comissão de intelectuais de poesia para auxiliarem na escolha da letra e, dentre 10 a 12 participantes, Paulo Roque Carlotto foi contemplado.
A letra do Hino estava decidida porém, sem a música. Armando então, convocou novamente a Secretaria da Educação para elaborar outro edital, desta vez, para escolher a música que iria compor a bela letra escrita por Paulo.
A partir deste momento, Irani, Laurindo e Verealdo, passaram a se reunir na cozinha da Escola Estadual de Primeiro Grau Senhor do Bom Fim, de Arroio Canoas (na época pertencente a Carlos Barbosa), no intervalo do terceiro para o quarto período das aulas para debaterem sobre a participação na criação da música.
Irani, além de supervisor de ensino da Secretaria da Educação, na época também lecionava matemática e ciências na Escola Senhor do Bom Fim, Laurindo era supervisor de ensino na Escola e Verealdo ministrava as aulas de Estudos Sociais, Geografia, Educação Física, Religião e Ciências para 5ª série.
Após muitos intervalos, conversando e criando, a música foi desenvolvida.
Laurindo ficou responsável por escrever a pauta musical e o Maestro Alcides Verza, que na época dirigia o Coral de Carlos Barbosa foi quem tirou a música.
Obedecendo o prazo do edital, inscreveram a sua música para concorrer e dentre vários participantes, ela foi a escolhida.
Tanto a letra como a música não sofreram alterações após serem escolhidas, apenas uma meia nota da música foi retirada pelo Maestro Alcides, que pediu a autorização para tal, para que não ficasse difícil de cantar.
Irani comenta que, na época não havia premiação ou pagamento para o vencedor das licitações, tanto para a escolha da letra quanto da música, tudo foi feito pela gratidão em poder contribuir para o município e em amor a cidade. Além disto, ressalta que, foi uma honra poder compor a música do Hino.
Não conseguiu acompanhar o último material postado referente a #fiquepordentro? Clique aqui e conheça quais são os símbolos de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
com colaboração de Irani e Verealdo Chies
Arte: Sandro Darsie
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Secretaria da Agricultura divulga orientações e oferece suporte na transição para a NF-e
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento tem a participação do SAMU e dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa