Considerado uma grave violação de direitos humanos, que impede o desenvolvimento integral e saudável das crianças e jovens.
O dia 12 de Junho foi instituído, em 2002, como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), data na qual foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, esta data foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei n° 11.542/2007.
Desde então, a OIT convoca toda a sociedade a se mobilizar contra o Trabalho Infantil, que por sua vez, refere-se ao emprego de crianças em qualquer trabalho que as prive de viver sua infância por completo, interfira na frequência escolar e que seja considerado perigoso e prejudicial mental, física e socialmente.
Este ano, a Campanha integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e lembra da importância de serem realizadas ações efetivas e imediatas para prevenção e combate ao Trabalho Infantil e tem como tema: “Precisamos agir agora para acabar com o Trabalho Infantil!”.
O Conselho Tutelar de Carlos Barbosa lembra que, adolescentes entre 14 e 16 anos podem trabalhar apenas na condição de aprendiz, de forma que não interfira negativamente no desenvolvimento escolar. Pessoas com idade inferior a 14 anos são proibidas de realizarem qualquer tipo de trabalho e a partir dos 16 anos, os adolescentes podem trabalhar apenas de forma protegida.
Uma comunidade que protege suas crianças e adolescentes, protege a sociedade inteira.
Para denúncias de qualquer caso de Trabalho Infantil, entre em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (54) 3433-2918 (Horário Comercial) ou (54) 99632-8803 (Plantão 24 horas).
Por Assessoria de Imprensa
Confrontos esportivos reforçam integração, disciplina e espírito de equipe entre jovens atletas.
Saúde divulga nova fase de recolhimento de materiais, para prevenir focos do mosquito causador da dengue.
Falecimento de Manoel Bragagnolo
Agricultores devem realizar seus pedidos dentro do prazo estabelecido para garantir o recebimento.
Atrativo para cicloturistas e praticantes de caminhada foi lançado em 2022 e oferece passaporte com selos e certificado para quem finaliza a experiência.
Concurso elegerá a nova corte para representar um dos maiores festivais gastronômicos da região.
Com isso, as equipes devem realizar novo cadastramento entre 1º e 7 de julho para participação.
Provas acontecem no dia 6 de julho. Vagas para a Minirrústica já estão esgotadas.