A cerimônia homenageia os 199 anos de Independência.
Na manhã desta quarta-feira, 18, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte realizou o ato de entrega da octagésima quarta Centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Por volta de 10h30 o Fogo chegou a Rua Coberta, no veículo da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes na cerimônia, o Prefeito Everson Kirch, a Vice-Prefeita Beatriz Martin Bianco, o Comandante da Liga da Defesa Nacional Paulo Pretto, o Presidente da Câmara de Vereadores Enio Grolli, o Comandante do Pelotão da Brigada Militar Gualcir Candaten e o Coordenador da Defesa Civil Francisco Sperb Junior.
Também estiveram presentes na solenidade, os secretários municipais Augusto Denicol Perera, Claudia Pozza, Christian Krolow Carniel, Fabio Rogerio Basso, Jurandir Bondan e o Diretor-presidente da Proarte Eliseu Demari.
Este ano, o ato de entrega do Fogo Simbólico marca os 199 anos de Independência, tendo como tema nacional o Hino Nacional Brasileiro e como tema regional e municipal, a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial.
O tema regional do ato de entrega trata sobre a Força Expedicionária Brasileira, especialmente os “pracinhas” gaúchos que combateram durante a Segunda Guerra, deixando um legado heróico. Cerca de dois mil gaúchos participaram da constituição da Força Expedicionária Brasileira, que efetivou a ação na Segunda Guerra, no ano de 1944.
Pela ligação local com a Força Expedicionária, o município reverencia a memória de três barbosenses que foram enviados para combater na Itália, Alberto Nazareno Ceratti, Dalardino Deitos e Telini Maria Tenedini. Também estiveram presente, participando da homenagem, os familiares dos expedicionários, Jair Ceratti, Mariangela Deitos Berté, Edemar Tenedini e Clarêncio Tenedini.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa
EMEI Arco-Íris e EMEF Nossa Senhora Aparecida, estão recebendo melhorias na segurança e no conforto para valorizar alunos e educadores.
Implementado em 2024, o aplicativo recebeu melhorias e atualizações para agilizar e desburocratizar processos simples.
Convite partiu em virtude da excelente relação entre o Poder Público, Diretoria Voluntária e ACI na eficiência de ações que foram realizadas nesta edição de 2025.
Programa oferece acompanhamento gratuito para quem deseja abandonar o fumo.
Evento reúne especialistas para promover acolhimento e reflexão no Agosto Lilás.
Isenção do ITBI vale para os contemplados do empreendimento Vale do Sol, aprovada por lei municipal em 5 de agosto.
Aulas iniciam no dia 6 de agosto, com encontros semanais voltados a ritmos tradicionais do sul.
Lista apresenta os jovens convocados a comparecer ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de São Gabriel.