Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon conta com acervo de mais de 31 mil títulos
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, realizou nesta sexta-feira (27) um ato em homenagem aos 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon.
O evento contou com a presença do prefeito Everson Kirch, vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, secretários municipais e representantes da comunidade.
Em sua manifestação, o prefeito Everson Kirch saudou a data, considerando que a biblioteca deve seguir sendo importante para os barbosenses, aprimorando seus serviços tanto no que diz respeito ao acervo físico quanto relacionados a tecnologias digitais.
Além da instalação de uma placa alusiva à data, o ato também serviu para homenagear duas senhoras que constam entre os leitores mais assíduos da biblioteca. Maria Ines Spader Broch e Zulmaria Gonzaga Santos receberam livros como incentivo à leitura.
Histórico
A história da Biblioteca Pública Municipal iniciou com a Lei Municipal nº 327/74, de 25 de outubro de 1974. Assinada pelo então prefeito municipal Marcos Luiz Zanatta, a lei criou a instituição, então denominada Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.
Em maio de 1989, a Biblioteca passou a ser denominada Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon, em homenagem ao primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e membro da Comissão Emancipacionista do Município.
A biblioteca municipal teve diversos endereços. Ao ser instituída, funcionou no antigo prédio do Grupo Escolar Carlos Barbosa, na rua Prefeito José Chies. Em seguida, passou para prédio localizado na rua Borges de Medeiros.
Mais tarde funcionou na Casa Paroquial, em prédio da rua Buarque de Macedo, no Centro Administrativo Municipal, na antiga Estação Férrea, no prédio do Café Brasil, no prédio da Casa Operária, em prédio na rua Maurício Cardoso, em prédio na rua Assis Brasil nº 198 e funciona nas atuais dependências desde 2018.
Ao longo dos anos, a operacionalização da biblioteca ficou a cargo de diversas servidoras, inicialmente ligadas à área da Educação. A primeira bibliotecária com formação superior específica assumiu o cargo em 2014: Leandra Valente. Já passaram pelo posto as bibliotecárias Flávia Petterson Mendonça de Freitas, Aline Sanders da Silva, Lucinara Betti e Mariana Boeira Michelena.
Também ao longo dos anos, o trabalho contou com diversos auxiliares e estagiários.
Atualmente, a bibliotecária titular é Denise Cristina da Silva Pellizzoni, auxiliada por Edneia Pereira.
A Biblioteca conta com acervo de mais de 31 mil títulos e participa de iniciativas como a Feira do Livro, com Banda de Trocas; Geloteca, com oferta de livros de forma itinerária; Clube de Leitura, com encontros periódicos para debate sobre livros e horas do conto no setor Infantil. Também recebe atividades como oficinas artísticas e exposições.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.
Evento acontece em outubro e revelará a nova corte para representar o festival gastronômico nos próximos dois anos.