Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola
Na noite da segunda-feira, 3 de novembro, em audiência pública realizada nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Barbosa, a população presente decidiu pela municipalização da escola, que completou 90 anos em 2025 e que carrega o nome e o orgulho da cidade.
Com as presenças da Vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, Secretária da Educação Ariane Baldasso, Coordenadora Regional de Educação Iraci Luchese Vasques e Chefe de Gabinete Marinês Ruggini, responsável pelos processos de municipalização, o encontro foi realizado por iniciativa da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em conjunto com a Administração Municipal de Carlos Barbosa e contou com expressiva participação de pais, professores, alunos e representantes da comunidade, demonstrando o comprometimento coletivo com o futuro da educação local.
Essa foi a segunda reunião sobre o tema — a primeira ocorreu em 1º de outubro, quando os presentes manifestaram interesse, mas solicitaram mais tempo para dialogar e amadurecer a decisão junto à comunidade escolar.
Com a aprovação da municipalização, segue o processo formal junto à 16ª CRE, com o acompanhamento da Secretaria Municipal da Educação da Carlos Barbosa. Nos próximos dias, uma nova reunião entre os órgãos será realizada para definir os detalhes técnicos e administrativos da transição.
A chegada ao sistema municipal de ensino
A municipalização da Escola Carlos Barbosa representa um marco significativo na valorização da identidade barbosense e no fortalecimento do ensino público municipal, reafirmando o compromisso da Administração Municipal estar próxima da comunidade e atenta às suas necessidades.
“A decisão foi da comunidade, e isso torna o processo ainda mais legítimo. A escola leva o nome do nosso município e, agora, passa a integrar também o sistema municipal de ensino, fortalecendo nossa rede e o vínculo com as famílias”, destacou a Secretária Municipal da Educação Ariane Baldasso.
A Vice-prefeita Beatriz Martin Bianco eleva a importância da decisão: “Hoje, vivemos um momento histórico com a municipalização da Escola Carlos Barbosa. Reafirmamos e assumimos o compromisso com a comunidade escolar, estando mais próximos das famílias, dos educadores, das reais necessidades dos nossos alunos e também de todos aqueles que trabalham em prol de uma educação pública de qualidade.”
A Administração Municipal de Carlos Barbosa agradece a participação de todos os envolvidos neste processo e reforça o compromisso com o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas que promovam o desenvolvimento educacional e social do município.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com a Secretaria da Educação
Fotos: Sandro Darsie
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade