O tema do movimento Maio Amarelo 2023
é “No trânsito, escolha a vida”.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, está promovendo ações de conscientização referente ao movimento Maio Amarelo, que em 2023 completa dez anos.
Com sua primeira edição em 2014, o movimento foi criado com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema trânsito para a sociedade, além de, estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, em ações, discussões e troca de conhecimentos sobre as inúmeras questões que envolvem o trânsito.
Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), em fevereiro de 2020, os dados sobre mortes no trânsito foram atualizados, totalizando em 1,35 milhão de pessoas que perdem a vida a cada ano em todo mundo. Os últimos dados referente às mortes que ocorreram no Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Saúde e compilados pela instituição Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), registrou em 2020, 32.716 vidas perdidas (dados de 2021 e 2022 ainda não estão despolíveis).
O mês de maio tornou-se referência mundial para falar sobre o tema pois, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e a cor amarela foi escolhida por representar a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
Em alusão ao movimento Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito aproveitou a Festa do Dia do Trabalhador, que aconteceu nesta segunda-feira, 01, disponibilizando o simulador de capotamento, para conscientizar as pessoas sobre as consequências de não utilizar o cinto de segurança ao trafegar. Bandeiras amarelas também serão hasteadas no pórtico das bandeiras, na entrada da cidade, para representar o movimento.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade
Premiação foi realizada em meio à 33ª Feira do Livro
Evento promovido pelo IFRS – Bento Gonçalves reconheceu dois trabalhos de alunos do município
Participação tem vagas limitadas para adultos e crianças, com inscrições exclusivas pelo site oficial