Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
A Secretaria Municipal da Educação promove nesta semana a sétima edição da Mostra Científica Municipal (Mostra CB), que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Pavilhão da Tramontina e na Rua Coberta, no Centro da cidade.
O evento reúne trabalhos selecionados nas mostras científicas escolares, nos quais os alunos desenvolvem pesquisas, experimentos e atividades de iniciação científica. A Mostra estimula a investigação, a criatividade e a troca de aprendizados, ampliando o conhecimento e destacando o potencial dos estudantes barbosenses.
Participam desta edição 21 escolas da rede municipal e estadual de ensino. As municipais: EMEI Arco-Íris, EMEI Aurora, EMEI Aquarela, EMEI Criança Feliz, EMEI Basílio Nazareno Ceratti, EMEI Carinha de Anjo, EMEI Gotinhas de Amor, EMEI São Sebastião, EMEI Toquinho de Gente, EMEI Vitória, EMEF Cardeal Arcoverde, EMEF Nossa Senhora Aparecida, EMEF Padre Pedro Piccoli, EMEF Prefeito José Chies, EMEF Salvador Bordini, EMEFTI Santa Luzia e EMEFTI Gov. Leonel de Moura Brizola. As estaduais: EEEF Antônio Adriano Guerra, EEEF Carlos Barbosa, EEEM Elisa Tramontina e EEEM São Roque.
Os trabalhos serão apresentados em seis categorias:
• Educação Infantil: Berçário, Maternal e Pré
• Categoria 1: 1º ao 3º ano
• Categoria 2: 4º e 5º ano
• Categoria 3: 6º e 7º ano
• Categoria 4: 8º e 9º ano
• Categoria 5: Ensino Médio
A novidade deste ano é a inclusão de trabalhos desenvolvidos por alunos do Berçário e do Maternal, reforçando que a experimentação e a curiosidade científica são incentivadas desde os primeiros anos escolares.
Dia 20 de agosto – Quarta-feira
Educação Infantil e Categoria 1
08h – Abertura oficial com apresentação do teatro "Descobrindo a ciência com Sapiência: a surpreendente história de como os sapos falantes descobriram a ciência" – EMEFTI Gov. Leonel de Moura Brizola
08h30 às 11h – Visitação
14h – Oficina de Dança (CEC)
14h30 às 17h – Visitação
18h às 20h – Visitação e premiação
Dia 21 de agosto – Quinta-feira
Categorias 2, 3, 4 e 5
14h – Oficina de Orquestra (CEC)
14h30 às 17h – Avaliação dos trabalhos e visitação
18h às 20h – Avaliação dos trabalhos e visitação
Dia 22 de agosto – Sexta-feira
Categorias 2, 3, 4 e 5
08h às 11h – Visitação
14h às 17h – Visitação
18h – Encerramento e entrega de premiação
Além das apresentações e exposições das escolas, a Mostra CB também contará com a participação do Centro Educativo Crescer (CEC), que levará para a Rua Coberta oficinas de Ginástica Artística, Cooperativa, Artesanato, Funcional, Experimentando e Rádio/Jornalismo.
Haverá ainda a participação da Cooperativa Escolar União (CEU) da EMEF Salvador Bordini, da APAE e do Senai, ampliando a diversidade de projetos e exposições.
Durante os dias do evento, o público poderá participar de atrações especiais, como o Planetário, que oferecerá exibições imersivas em domo digital 4K, com projeções astronômicas e interação com um astronauta inflável, além de experiências interativas por meio de Jogo Gamer Coop em tablets. Também haverá atividades de Robótica Educacional, utilizando kits LEGO para desenvolver habilidades em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), e Ilhas Maker, com espaços interativos para montagem e programação de dispositivos eletrônicos.
O principal objetivo da Mostra CB é incentivar a iniciação científica em todos os níveis de ensino, divulgar as pesquisas realizadas pelos alunos e estimular a imaginação e a curiosidade, criando um ambiente fértil para o surgimento de futuros pesquisadores.
Mais informações e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos junto à Secretaria Municipal da Educação pelo telefone e WhatsApp (54) 3433-2966.
Por Assessoria de Imprensa
Novo sorteio contemplou cinco pessoas, valores serão transferidos por PIX ou transação bancária.
Evento será realizado no dia 7 de outubro, no CEIT, com ingressos gratuitos e lugares limitados.
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Obras seguem no cronograma e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2026.
Audiência Pública destacou números de atendimentos e atenção a ausências em consultas.
Inscrições acontecem no período de 06 a 10 de outubro de 2025.
Cidade integra a iniciativa ao lado de outros oito municípios, unidos pelo propósito de fortalecer o turismo, a cultura e a fé na Serra Gaúcha.
Evento acontece no Centro Cultural Mãe de Deus e na Rua Coberta.